Dicas do Químico. Alternativas ao Álcool Gel.


Antigo Garrafão Azul, Decorativo
Antigo Garrafão Azul, Decorativo. Vidro comum, de garrafa,  Tingido em Massa com Sais de Cobalto. Fonte da Imagem, Mercado Livre.

Autoria: Alberto Federman Neto, AFNTECH.

Revisto em 6 de Maio de 2021.

INTRODUÇÃO:

Esta é uma Dica Simples, de Química. Em épocas de Pandemia, se você não tem ou não quer usar álcool gel.

A imagem que ilustra este artigo, é uma antigo garrafão de vidro azul, usado para armazenar água, aguardentes ou álcool.

O Álcool Gel é um material viscoso, composto de Álcool 70 (Álcool puro de Cereal, diluído a 70 GL ou INPM), Trietanolamina e Carbopol®Carbopol é o Espessante. Link 3.

Espessantes alternativos, substituem o Carbopol para formar o gel: Goma Xantana ou Goma GuarLink 4. Goma Adraganta ou Goma Arábica, ou Carboximetilcelulose. Link 5.

O Álcool 70 pode ser comprado ou preparado (veja este meu Artigo). Links: 6, 7, 8, 9, 10, 11.

Às vezes, se adicionam hidratantes, como Glicerina, (Link 2), Propilenoglicol, e bactericidas, como água oxigenada. Conservantes e Desnaturantes.

O Carbopol® é uma marca registrada de polímeros de ácido acrílico com glicóis e éteres polialcenílicos. PANZADE, P.; PURANIK, P.K., Res. J. Pharm. Tech., 3, 672 (2010).

2 – ALTERNATIVAS AO ÁLCOOL GEL:

Você pode usar o próprio álcool 70. O  Álcool de Cereal puro é menos eficiente.

Líquidos álcoolicos e bactericidas são boas alternativas e são perfumados.Também não são viscosos como o álcool gel.

Como por exemplo, loções de barba, sejam compradas (Bozzano, Fix-Model, Palmindaya)  como artesanais (veja estes meus artigos, Links 12 e 13). Todas as loções de barba são bactericidas.

Outros líquidos a base de álcool, como perfumes de baixo custo. Seiva de Alfazema, Alfazema Provençal, Alfazema Newbel, Néctar de Alfazema, Alfazema HalleyAlfazema Ice.

Outros perfumes leves, como águas de colônia diversas. Algumas tem baixo custo. Você pode até preparar a colônia.

Loções de barba e perfumes, podem ser usados até no rosto, já o álcool gel, não.

Para desinfetar a boca, pode usar um dos vários enxaguantes bucais (colutórios). Link 14. Veja meu Artigo. Eles também são bactericidas. Exemplos tipo, Listerine, Colgate Plax, Dentil, Oral-B

Para as mãos, pouca gente sabe, numa emergência, podem servir até  condicionadores para cabelo ou amaciantes para roupa. Pois eles contém quaternários de amônio, que são antissépticos. Links: 15, 16, 17, 18. De fato, há desinfetantes para chãocom quaternários de amônio. O antisséptico bucal Cepacol, contém um bactericida quaternário de amônio, o cloreto de cetilpiridínio. Link 19.

Embora não sejam para substituir o álcool gel, cuidados adicionais podem ser úteis. Para a garganta e as vias respiratórias, você pode usar, se quiser pastilhas tipo Valda®, e a noite usar Vick Vaporub® no pescoço e peito.

Embora não curem COVID, esses medicamentos ajudam a proteger,  porque contém princípios anti-inflamatórios e antissépticos como  mentol, timol e eucaliptol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s