Sobre o Site

retorta
Uma Antiga Retorta, era Usada Para Destilações. Fonte da Imagem: Corning Museum Of Glass e Alembic Rare Books

 

Prof. Dr. Alberto Federman Neto. AFNTECH. Brasil.

Este Site publica meus Artigos e Dicas de Ciências, Tecnologia e Artes, em resumo, tudo o que   não seja  Linux ou Computação. Publico Eletrônica, Artes, Química, Multimídia, História da Ciência, Rádio, Tecnologias Diversas, Antiguidades etc…

Meus Artigos com Linux são encontrados principalmente nos Sites; Viva o Linux e Mundo GNU.

Home-Pages  escritas em sistema operacional, Distribuição, GNU/Linux Sabayon ,  usando Software Livre e navegador Firefox Nightly. Ocasionalmente em Android e navegador Opera Mini.

Os Artigos e Dicas aqui publicados são baseados em procedimentos e aparelhos conhecidos e clássicos e não violam patentes. A Autoria  original   será sempre citada.

O Blog é aberto a contribuições. O que você quiser publicar, me mande no Formulário de Contato. Se for pertinente aos assuntos do Blog, vou avaliar e publicar.

Todo o conteúdo do site é Livre e pode ser baixado, utilizado, copiado ou modificado, desde que a Autoria original seja citada:

Licença Creative Commons Resumo da Licença.

Licença Creative Commons
CIÊNCIA LIVRE, de AFNTECH , está licenciado  Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional. Refere-se ao trabalho disponível no Site: https://ciencialivre.blog/

Citação (Fonte: CORREA e CASTRO, M., 2013). Tradução Livre:
“Os químicos são uma estranha classe de mortais, impelidos por um impulso quase insano de procurar seus prazeres em meio a fumaça e vapor, fuligem e chamas, venenos e pobreza, e no entanto, entre todos esses males, tenho a impressão de viver tão agradavelmente que preferiria morrer a trocar de lugar com o rei da Pérsia.” 
Johann Joachim Becher, Alquimista Alemão. Physica Subterranea (1667).
Um dos criadores da “Teoria do Flogisto” (melhorada por seu aluno, Georg Ernestus Stahl) (CINDRA, J. L;  TEIXEIRA, O. P. B., Cad. Bras. Ens. Fís, 22, 379, 2005) (BRITO, A. A. S. E., Cienc. Tecnol. Mat., 20, 51, 2008)
O Texto completo de Physica Subterranea pode ser visto e baixado , domínio público, no Site da BNF, Bibliothèque Nationale de France, Bibliothèque Numerique Gallica. Edição de 1773, coordenada por Stahl. Também em Archive.org , Edição de 1703.
 Também Becher, nessa obra, observando os vulcões, foi o primeiro a antever que o núcleo do interior da terra  é composto por um magma metálico incandescente.