
Prof. Dr. Alberto Federman Neto. AFNTECH. Brasil.
Este Site publica Artigos e Dicas de Ciências, Tecnologia e Artes, em resumo, tudo o que não seja Linux ou Computação. Publico Eletrônica, Artes, Química, Multimídia, História da Ciência, Rádio, Tecnologias Diversas, Antiguidades etc…
A Imagem do Cabeçalho deste site, é um quadro que mostra o Cientista Inglês Michael Faraday , em seu laboratório na Royal Society.
Meus Artigos com Linux são encontrados principalmente nos Sites; Viva o Linux e Mundo GNU.
Home-Pages escritas em sistema operacional, Distribuição, GNU/Linux Sabayon , usando Software Livre e navegador Firefox Nightly. Ocasionalmente em Android e navegador Opera Mini.
Os Artigos e Dicas aqui publicados são baseados em procedimentos e aparelhos conhecidos e clássicos e não violam patentes. A Autoria original será sempre citada.
O Blog é aberto a contribuições. O que você quiser publicar, me mande no Formulário de Contato. Se for pertinente aos assuntos do Blog, vou avaliar e publicar.
O Site é hospedado gratuitamente, em WordPress.com, mas reservo os direitos decorrentes do Registro do Domínio ciencialivre.blog, que é pago.
Todo o conteúdo do site é Livre e pode ser baixado, utilizado, copiado ou modificado, desde que a Autoria original seja citada:
Licença Creative Commons … Resumo da Licença.
CIÊNCIA LIVRE, de AFNTECH , está licenciado Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional. Refere-se ao trabalho disponível no Site: https://ciencialivre.blog/
Citação (Fonte: CORREA e CASTRO, M., 2013). Tradução Livre:
“Os químicos são uma estranha classe de mortais, impelidos por um impulso quase insano de procurar seus prazeres em meio a fumaça e vapor, fuligem e chamas, venenos e pobreza, e no entanto, entre todos esses males, tenho a impressão de viver tão agradavelmente que preferiria morrer a trocar de lugar com o rei da Pérsia.”
Johann Joachim Becher, Alquimista Alemão. Physica Subterranea (1667).
Um dos criadores da “Teoria do Flogisto” (melhorada por seu aluno, Georg Ernestus Stahl) (CINDRA, J. L; TEIXEIRA, O. P. B., Cad. Bras. Ens. Fís, 22, 379, 2005) (BRITO, A. A. S. E., Cienc. Tecnol. Mat., 20, 51, 2008)
O Texto completo de Physica Subterranea pode ser visto e baixado , domínio público, no Site da BNF, Bibliothèque Nationale de France, Bibliothèque Numerique Gallica. Edição de 1773, coordenada por Stahl. Também em Archive.org , Edição de 1703.
Também Becher, nessa obra, observando os vulcões, foi o primeiro a antever que o núcleo do interior da terra é composto por um magma metálico incandescente.