Loção Pós Barba de Camomila, Artesanal.

Guaiazuleno.
Guaiazuleno Puro, Extraído de Camomila. Fonte da Imagem: Alibaba. Fabricante do Produto: Shandong Zhishang Chemical Co. Ltd., China.

Autoria: Alberto Federman Neto, AFNTECH.

Publicado em 7 de Fevereiro de 2020.

Descrevendo a formulação de uma loção de barba artesanal a base de camomila, que desenvolvi, a muitos anos atrás (FEDERMAN NETO, 1980).

Nos dias atuais, existem vários produtos pós barba, em forma de gel. Mas eu gosto de usar aquelas loções clássicas, a base de álcool.

Então resolvi descrever a  formulação e a preparação de uma loção artesanal, que eu mesmo desenvolvi, em 1980. Até hoje eu a preparo, e frequentemente uso.

Propositalmente, chamei de “formulação”, e não de “fórmula”, porque para nós, Químicos, fórmula é outra coisa. Exemplo, a fórmula do ácido sulfúrico é H2SO4…

Observação 1: Nas preparações abaixo, precisa ser álcool de cereais. Álcool para fazer perfumes. O de supermercado não serve. Além de ser muito diluído, ele não é puro, muitas vezes, é álcool desnaturado.

Observação 2: Como tudo que é publicado neste Blog, minha formulação é livre e não protegida por patente. Ela pode ser reproduzida e modificada, desde que a Autoria original seja citada.

1. INGREDIENTES E QUANTIDADES:

Para um litro de loção:

Álcool de Cereais        650 ml

Glicerina Pura de Farmácia     20 ml

Cânfora                                         3 g

Mentol                                           4 g

Tintura de Camomila                 30 ml

Fragrância  (veja texto)            Óleo Essencial  (3 ml)  ou Essência  (10 ml)

Corante para Alimentos            O Suficiente

Água Desionizada                       Completar a 1 Litro

2. PREPARO DA LOÇÃO:

 Em  um cálice graduado, bequer ou proveta de 1 litro:

Dissolver  a cânfora, e depois o mentol, no álcool. agitando com uma baqueta de vidro.

Adicione a glicerina e a tintura de camomila. Agite. Adicione a fragrância. Se for essência, 10 ml. Se for óleo essencial. muito mais concentrado, 3 ml.

Complete com a água desionizada, até 1 litro.

Adicione o corante para alimentos, da cor que quiser. Geralmente em perfumes, se usa: amarelo, verde ou azul. Use a quantidade suficiente para obter a tonalidade desejada.

Envase a loção em um frasco ou garrafa de vidro, e coloque no escuro (exemplo dentro de um armário), por 15-20 dias, agitando o frasco ocasionalmente.

Isso é para efetuar a maturação e possibilitar que o perfume se desenvolva.

Após o período de maturação, filtre (por papel de filtro, ou um funil com um pouco de algodão).

Guarde a loção em um frasco ou garrafa de vidro, bem fechado.

3. TINTURA DE CAMOMILA:

Pode ser  comprada  Link 1, em farmácias de manipulação (Tintura de Camomila, Farmacopéia Brasileira)

Ou ser preparada por uma simplificação que fiz no método da Farmacopéia.

Lave, esterilize fervendo em água, e seque bem um frasco de vidro bem fechado. Os “potes de palmito”, servem bem

Coloque no frasco 50 ml de água. Adicione 52 ml de álcool de cereal. misture, junte 20 g de flores de camomila, e deixe macerar por cerca de 15 dias, com agitação ocasional. Filtre.

Livro, exemplar pertencente ao Autor deste Blog. “Farmacopéia dos Estados Unidos do Brasil“, Editora: Indústria Gráfica Siqueira, São Paulo, S.P. , 2a Edição, Vol. 1 e Vol. 2, Págs. 86 e 814 (1959). Outros Links de como fazer tintura de camomila: 1, 2, 3, 4, 5.

4. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS E CONCLUSÃO:

Elaborei essa formulação com base em procedimentos clássicos de livros, e naqueles que aprendi no colégio técnico de Química Industrial e na faculdade.

Livros, exemplares pertencentes ao Autor deste Blog: LUCAS, V.; PAMPLONA, A. “Formulário Médico Farmacêutico Brasileiro” Editora Científica, Rio de Janeiro, R.J., 2a Edição, Pág. 207 (1959). HISCOX, G.D.; HOPKINS, A.A. “Recetario Industrial.” Editora Gustavo Gili, Barcelona, E.S. Pág. 1027 (1941).

Mas acrescentei tintura de camomila. Por que a camomila?

Porque ela contém compostos do grupo do AZULENO. O que é Azuleno? São hidrocarbonetos aromáticos conjugados (não tóxicos), que tem esta estrutura fundamental. Links 6, 12. Link 15. Estrutura do Azuleno.

Os azulenos são anti-inflamatórios, antialérgicos, antioxidantes e descongestionantes (tópicos) naturais. Links: 7, 8, 9, 10. Link 11 , 14. Por isso, são interessantes em loções pós barba.

Estes são os principais azulenos da camomila: Camazuleno ,1,4-dimetil-7-etilazuleno (Link 13) e Guaiazuleno , 1,4-dimetil-7-isopropilazuleno.

Guaiazuleno, Modelo de Bola e Bastão.
GUAIAZULENO, 2,4-dimetil-7-isopropilazuleno. “Modelo de Bola e Bastão”, Estrutura 3D. Fonte da Imagem: Banco de Dados PubChem.

A imagem que ilustra este Artigo, é Guaiazuleno puro comercial, extraído de camomila. De fabricação Chinesa.

Fragrâncias, Perfumes usados e corantes.

Em 1980, na fórmula original, usei essência de Eucalipto tipo Globulus (para  uso farmacêutico), da Heine Essências, Rio de Janeiro, produto de grande qualidade.]

Mas depois testei outros aromas: Bergamota, Limão, Limão Siciliano, Sândalo, Canela, Cravo, Gerânio, Rosa, Lavanda, Nerolí (semente de laranja), Óleo de Casca de Laranja, D-Limoneno.

Você pode usar essências ou óleos essenciais. Só lembre que os óleos essenciais são bem mais fortes, diminua a quantidade. Você pode ajustar para a intensidade de cheiro que gostar.

Use as essências ou óleos essenciais para uso alimentício ou em perfumaria. Pode comprar no Mercado Livre, ou casas de essências. Link 16, 17. Link 18.

O corante pode colocar bem pouco, só o suficiente para ficar com a intensidade de cor que quiser.

Tenha em mente só usar corantes para alimentos. Os para tecidos e para produtos de limpeza não servem, porque são tóxicos.

Mas se quiser azul ou roxo, pode tentar azul de metileno ou violeta de genciana, porque não são tóxicos em pequenas quantidades, em uso tópico.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s