Elétrica. Montagem Artesanal de Uma Extensão Protegida por Disjuntor.


Antiga Chave Faca de Porcelana com Fusível Cartucho. Anos 60.
Antiga Chave Faca de Porcelana com Fusíveis Cartucho. Anos 60.
Antiga Chave Faca, com Fusíveis de Rolha. Antes dos anos 50.
Antiga Chave Faca, com Fusíveis de Rolha. Antes dos anos 50.

 

Autoria: Alberto Federman Neto, AFNTECH.

Publicado em: 10 de Maio de 2021.

Uma montagem simples de uma extensão elétrica protegida com disjuntor, adequada para ferramentas elétricas,  geladeiras, ventiladores etc…

As imagens que ilustram este Artigo são antigas chaves elétricas tipo faca com fusíveis “cartucho” (anos 50-70) ou “rolha” (até os anos 40). Eram usadas antes de se empregarem os disjuntores.

Eu montei artesanalmente o aparelho. Mas se quiser uma extensão protegida com disjuntor comercial, pode usar uma barra de tomadas com disjuntor ou com fusível. Mesmo um filtro de linha.

1 – PEÇAS USADAS:

Em minha montagem protótipo, usei uma pequena caixa plástica, PVC, com tomada padrão brasileiro 2P+T, 20 A e suporte para disjuntor unipolar. Norma Brasileira ABNT NBR 14136 de 2002.

Encontrada no comércio, e usada para ligar aparelhos de ar condicionado de pequena potência. Usei o modelo CP2-20.1 Slim . Da marca Margirius. Semelhante a este, mas para 20 A. Os produtos da Margirius são de boa qualidade.

O disjuntor usado foi unipolar, marca SIBRATEC, modelo JD156-63-1P-C20, de 20 A. São os disjuntores semelhantes a  norma Alemã DIN UL 489, link 3,  mas fabricados segundo norma ABNT NBR NM 60898 de  1995 até 2019. Veja também link 2. Substituem os antigos disjuntores pretos, tipo NEMA.

Também usei uma chave botoeira monobloco, Liga-Desliga , para motores pequenos. Marca Margirius. Modelo 12006, sucessor deste, 12005. Segundo o fabricante suportaria apenas 3A, mas suporta bem mais que isso.

O “rabicho”, fio de ligação. Usei um cabo duplo muito maleável e flexível, isolado com borracha de polietileno clorosulfonado. Norma ABNT, NBR 14633. Sucessora da norma NBR 9317, de 1986.

São fabricados para uso em ferros de passar. Link 3. Tipo Black&Decker. Marca Multiindustrial F.C. Fios e Cabos. São baratos, suportam corrente boa e são fáceis de usar, pois muito maleáveis.

Se quiser (até melhor, porque mais forte e resistente), use como fio de ligação, um cabo PP de força, tripolar, de computador. Norma ABNT NBR  13249 ou NBR NM287-4. Ou INMETRO ABNT NBR 6147. São aqueles cabos para ligar a fonte e a CPU.

Qualquer que seja o  fio ou cabo que vai usar, corte os terminais Faston , link 5, (fio) ou o plug fêmea (cabo) IEC 13. Eu usei um alicate de corte diagonal marca D’TOOLS.

2 – MONTAGEM E LIGAÇÕES:

Primeira coisa que fiz. Juntei e fixei as duas peças de plástico, uma na outra.

Pois assim, as próprias caixas plásticas, graças a sua rigidez, formam uma “caixa” completa para o aparelho, não necessitando comprar uma caixa adicional para a montagem.

Para a fixação, fiz dois furos em cada caixa plástica das peças, com broca de  9/64 polegadas (3,225 mm). Usei dois parafusos, de máquina, com as  respectivas porcas comuns, sextavadas, de forma baixa.

Parafusos e porcas  De aço carbono zincado, cabeça chata, fenda simples. Link 6. Link 7.  Tamanho dos parafusos: diâmetro, 1/8 pol. (3.17 mm), comprimento, 9/16 pol. (14,29 mm). Aqui uma tabela bem completa para interconversão pol.-mm.

Para apertar as porcas firmemente, eu usei uma chave canhão de 6 mm. Mas se não tiver, use um alicate de bico chato. Ou uma chave estrela, de boca ou conjugada.

A “caixa” do aparelho aberta, ficou como abaixo. Note  os parafusos que fixam toda a estrutura, etambém o ressalto no centro da caixa. Esse ressalto é a presilha que irá fixar o disjuntor.

A Caixa de Montagem do Aparelho. Formada pela caixa de tomada e Disjuntor, Parafusada à Caixa da Chave de Botão Liga e Desliga.
A Caixa de Montagem do Aparelho. Formada pela caixa de tomada e Disjuntor, Parafusada à Caixa da Chave de Botão Liga e Desliga.

 

Mais três furos, na frente e na lateral da “caixa” para passar os fios. Com broca de aço rápido de  1/4 pol. (6,35 mm). Para furar plástico, mesmo brocas para madeira serviriam. É que  as que tenho, marca TNT, são de aço rápido.

O cabo de força é passado por um furo na frente, e nos furos das laterais, irão passar  os fios que vem da chave bifásica,  liga-desliga. Passe os fios da chave para dentro da caixa, para fazer as ligações internamente.

Foto Mostrando Como são Passados o Cabo de Força e os Fios da Chave Liga e Desliga.
Foto Mostrando Como são Passados o Cabo de Força e os Fios da Chave Liga e Desliga.

 

Para não arranhar móveis, foram fixados 4 feltros adesivos protetores.

Todas as ligações internas foram feitas com fio marrom de 2,5 mm, tirado de um velho pedaço de fio duplo de abajur, marrom.  Pelas características dos contatos elétricos das peças, não foi necessário usar terminais soldáveis.

Foto da caixa, mostrando as ligações internas, antes de fixar o disjuntor e fechar.

Aparelho Aberto, Mostrando as Ligações Internas, Antes de Prender o Disjuntor, Fechar a Caixa e a Chave Liga e Desliga.
Aparelho Aberto, Mostrando as Ligações Internas, Antes de Prender o Disjuntor, Fechar a Caixa e a Chave Liga e Desliga.

 

O esquema abaixo mostra como foram feitas as ligações.

Esquema Mostrando Como São Feitas as Ligações da Extensão Protegida Com Disjuntor.
Esquema Mostrando Como São Feitas as Ligações da Extensão Protegida Com Disjuntor.

 

A maneira de fazer as ligações. Os fios do cabo de força (marrom)  vão para a chave bipolar, um deles através do disjuntor de um só polo, ligado em série.  O disjuntor é acoplado diretamente numa presilha interna na caixa Margirius (verde). Da saída da chave bipolar, vão para a tomada (preto).

Essas ligações são conhecidas e clássicas. Veja o Blog Ensinando Elétrica. Veja também esta imagem, de AGUAS, T., Elétrica Residencial, Interruptores,  substituindo a lâmpada pela tomada e o interruptor pela chave liga e desliga.

O  desenho do esquema foi feito em Software LivreSistema Operacional Linux, distribuição Sabayon Linux, em programa de desenho Kolour Paint.

Como as caixas são plásticas, não achei necessário ligar o terminal central da tomada, o fio terra. 

Mas se quiser fazê-lo, use o cabo tripolar de computador ou um cabo PP de 2,5 mm, e ligue o fio verde (terra)  do cabo de computador , ou o azul (terra), do cabo PP ao polo central da tomada. Também pode usar um “rabicho” tripolar comercial.

Depois das ligações feitas, a caixa foi fechada, resultando na extensão montada e pronta.

Extensão Artesanal com Chave e Protegida por Disjuntor,Montada e Pronta para Uso.
Extensão Artesanal com Chave e Protegida por Disjuntor,Montada e Pronta para Uso.

2 – TESTANDO:

Se tiver multímetro.

Ainda sem ligar nada na tomada. Arme o disjuntor e ligue a chave. Verifique a continuidade com o multímetro em escala de Ohms.

Deve haver continuidade entre   um dos pinos do plugue de ligar e um dos terminais da tomada do aparelho, em separado. 

Checando as Ligações no Aparelho Montado, Através da Medida de Continuidade.
Checando as Ligações no Aparelho Montado, Através da Medida de Continuidade.

 

Desligando o disjuntor ou a chave, o circuito deve abrir, sem continuidade .Continuidade entre os dois furos da tomada, ou entre os dois pinos do plug macho, indica curto. Reveja as ligações.

Liguei a extensão na tomada, armei o disjuntor, liguei a chave e medi a tensão, DDP (erroneamente camada “voltagem”), de saída, com meu multímetro, analógico, Instrutherm MA-100. Valor teórico, tensão eficaz, 127 V, medido: 125 V.

Testei a extensão ligando alguns aparelhos. Minha furadeira Bosch Hobby de Impacto. Experimentei também com minha geladeira, televisão, rádio,  aspirador de pó, máquina de lavar roupas e ferro de passar. Tudo funcionando.

Liguei meu ebulidor, “fervedor” de água, marca Titanium, 127 V. Por sinal, é aparelho de excelente qualidade, podem comprar! Existe para 220 V, também.

Potência reportada pelo fabricante, 1000 W. Calculei a corrente, “amperagem”, dividindo P/V; 1000/127. Veja como calcular em: MATTEDE, H. “Mundo da Elétrica.” (2014). Calculado: 7,87 A.

Liguei o ebulidor, mergulhado em um canecão com 2 litros de água. Esperei a água ferver. Medi a corrente, de duas maneiras diferentes:

1. Com meu mini alicate amperímetro digital, igual a este, link 8, de marca Jual Tong, modêlo AMPERE MT-87.  A Jual Tang é uma fábrica de ferramentas  da Indonésia. Link 10. Link 11. Quem importa e distribui no Brasil, é a FERTAK Tools.

Outros fabricantes produzem aparelhos similares. Link 9Zhejiang Wanjin Machinery Co., Ltd., China. E Zhaoyao, China. Ningbo Zhayao Imp. & Exp. Co., China.

Corrente, Amperagem calculada: 7,87 A; Medida: 7.76 A.

2. Com meu volt-amperímetro analógico artesanal. Calculada: 7,87 A. Medida: 8 A. Tensão  teórica, 127 V. Medida: 125 V.

Medindo a Corrente Elétrica de um Ebulidor de 1000 Watts, Ligado à Extensão com Disjuntor, Através de um Volt Amperímetro Artesanal.
Medindo a Corrente Elétrica de um Ebulidor de 1000 Watts, Ligado à Extensão com Disjuntor, Através de um Volt Amperímetro Artesanal.

 

Removendo a extensão e repetindo as medidas com os equipamentos diretamente ligados à tomada, mesmas medidas. Portanto,  esses testes demonstram que a extensão funciona, com poucas perdas.

3 – CONCLUSÃO:

O artigo mostra a montagem simples e testes efetivos de uma extensão artesanal protegida com disjuntor.

Aparelho útil para ferramentas elétricas e para aparelhos de consumo moderado, em limite de 20 A.

A montagem pode ser feita usando um cabo de força (“rabicho”) flexível, do tipo para ferro de passar, uma caixa com tomada e disjuntor (para ar condicionado pequeno) e uma chave de botões liga-desliga, para motores pequenos.

As ligações internas foram feitas com fio marrom de 2,5 mm, tirado de um pedaço de fio duplo marrom, para abajures.

As fotos deste artigo foram feitas com câmera digital FujiFilm FinePix modelo S2980, igual a esta.

Uma resposta para “Elétrica. Montagem Artesanal de Uma Extensão Protegida por Disjuntor.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s