
Autor: Alberto Federman Neto, AFNTECH.
Atualizado em 9 de Maio de 2019.
Algumas antigas peças elétricas, de minha coleção. São componentes que eram usados em quadros de força antigos, ou outros usos.Alguns ainda são fabricados, para reposição, ou para montagens elétricas experimentais ou de estilo “Retro“. Estas, descritas aqui, são as minhas:
1. Figura 1. Antiga Chave Faca.

Uma chave faca para fusível cartucho, de 30 A e 250 V, trifásica. Eram usadas nos quadros de força (“Caixas de Luz”) antigas (anos 60 e 70), onde hoje se usam os disjuntores.
Fabricada em 1972. Marca “Prelal“, Produtos Elétricos Alvorada, Limeira, S.P. Mas ainda são fabricadas e vendidas, para reposição (Link 2 , 3 , 4 , 5).
Os contatos são de latão e a manopla isolante, em plástico ABS preto. A base é feita de mármore sintético branco. É uma chave de excelente qualidade, boa para montagens elétricas artesanais e de potência.
Os fusíveis são novos, formato cartucho, de papelão, 30 A, 250 V, de ação rápida, tipo “R”. Marca “Negrini“, São Paulo, S.P. Fusíveis semelhantes, ou relacionados (e modernizados) ainda são fabricados, para reposição. Links 2 , 3 , 4 , 5.
2. Figura 2. Chave Seca.

Na Figura 2, temos uma “Chave Faca para Fusível de Rolha”. Eram usadas em quadros de força muito antigos, entre os anos 20 e os anos 60.
Eram chamadas “Chaves Secas“, para diferenciar das chaves seccionadoras de potência, a óleo. Foram depois substituídas pelas chaves faca do Tipo mostrado na Figura 1.
Esta minha, é de marca Lorenzetti, de fabricação recente, para reposição em casas muito antigas. Os parafusos de contacto são e latão e as “facas” são de cobre. A manopla isoladora em plástico ABS preto. a base isolante em porcelana branca.
Os fusíveis, novos, são de marca (Link 2 , 3, 4, 5) Incer–Morumbi (Link 2), Cotia, S.P. Fusíveis de rolha, de chumbo, com isolador de porcelana, rosca E27, 30 A.
3. Figura 3. Chave Reversora.

Na Figura 3, uma antiga chave faca reversora, de 3 polos e 3 posições, de 10A. Anos 60. Nova, nunca usada. Marca Lorenzetti. Os contatos em latão niquelado, base isolante de baquelite.
Eram usadas para trocar entre as antenas interna e externa nas velhas TVs de tubo com cabo tipo fita de 300 Ohms.
4. Figura 4. Chaves Reversoras Unipolares.
Aqui duas chaves faca reversoras, similares à da Figura 3, mas unipolares.
São do anos 60 e eram usadas para interconectar antenas VHF internas e externas, em TV de tubo. São de um polo, duas posições. Semelhante a esta.
Os contatos são em latão niquelado e a base é de baquelite.

5. Figura 5. Chave Faca Bifásica.
Chave faca, bifásica, sem fusível. Contatos de latão, parafusos de ferro zincado. Base de mármore branco. Marca antiga, que não existe maism Hifuzi, (como esta). Semelhante a esta.
É relativamente recente, 2006, e feita para reposição. Foi comprada em uma loja em São Paulo.

6. Figura 6. Chave Faca Bifásica.
Chave Faca bifásica, para fusível cartucho, antiga. 1964-1965. Marca não conhecida.
Alavanca isoladora de madeira, contatos e parafusos de cobre, base de ardósia.

7. Figura 7. Fusíveis Cartucho 60 A.
Fusíveis cartucho, 60 A, de papelão, para chave faca grande, para quadros de força residenciais, na entrada de energia que vinha do poste.
Marcas Alnegri e Lorenzetti. São dos anos 60 e 70.

8. Figura 8. Fusíveis Cartucho 30 e 40 A.
Vários fusíveis cartucho, de 30 ou 40 A, de papelão, para chaves faca.
São dos anos 70 e 80. Marcas: Alnegri , Negrini, Arbame (Mallory), Arpell, Cerge, Prelal e Lorenzetti

9. Figura 9. Fusíveis Rolha 30 A.
Fusíveis Rolha, de fio de chumbo, contatos de latão e isoladores em porcelana.
Não são tão antigos, foram fabricados para reposição, 1985. Marca L&C, Lorenzetti.
Ainda existem fusíveis assim. Link 2. Link 3. Link 4 , Link 5. Link 6.
