Tecnologia. Minhas Câmeras. Tanto Digitais como Analógicas.


Antiga Câmera Ótica, Analógica. Rolleiflex , de Fabricação Alemã. Anos 50.
Antiga Câmera Ótica, Analógica. Rolleiflex , de Fabricação Alemã. Anos 50.Fonte da Imagem: KISER, K. (Ken Kiser) FreeImages, Alemanha.

Autoria: Alberto Federman Neto, AFNTECH.

Revisto, Atualizado e Ampliado em 14 de Maio de 2021.

Nesta postagem, um pequeno sumário e revisão das minhas três câmeras digitais , e uma analógica, “de filme”.

A imagem que ilustra este Artigo é de uma antiga e clássica câmera ótica (“câmera de filme”) Rolleiflex modelo 3.5 E2, de fabricação Alemã, produzida por Franke & Heidecke, Alemanha. Dos anos 50. Câmera Reflex de objetivas gêmeas. Usava filme 120. Meu pai tinha uma! Fonte da Imagem: KISER, K. (Ken Kiser) FreeImages, Alemanha.

Embora, todos sabem,  se possa usar Smartphones para fazer fotos, eu gosto de usar câmeras digitais, inclusive para as fotos deste Blog.

Tenho três câmeras digitais, que reporto aqui neste pequeno artigo.

1. FUJIFILM FINEPIX S2980.

Tenho uma Câmera  digital,  compacta avançada  marca Fujifilm, Finepix modelo S2980, de 2012. Igual a esta.

Alguns a consideram quase semiprofissional, mas não em trabalho rigoroso. Link 27. Uma revisão completa em vídeo. Revisão em texto.

Foi fabricada no Japão pela Fujifilm. Baixar o Manual.  Em 2012.  Na foto. minha câmera:

Minha Câmera Digital Fujifilm Finepix, Modelo S2980 (2012).
Minha Câmera Digital Fujifilm Finepix, Modelo S2980 (2012). Imagem: Foto tirada com câmera Kodak Easyshare C183..

É uma câmera DSLR  (Digital Single Lens Reflex, Câmera Digital de Reflexo por Lente Única). Links: 28, 29, 30.  E Bridge . Link 31. O que é DSLR e Bridge? Definições. Links: 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43.

É muito boa, tem várias opções reguláveis ou automáticas, e zoom de até 18 vezes, o que permite aproximar muito cenários distantes. Há modelos mais novos, por exemplo com 16 mega pixels e zoom de 30 vezes.

Por ser DSLR, ela tem o visor alternativo. ótico, por espelho e prisma, links: 44, 45, 46, como nas antigas câmeras “de filme”, link 47, o que dá muito mais precisão ao focar a cena.

Nas figuras, veja os visores óticos das minhas câmeras, digital e analógica:

Imagem, Mostrando o Visor Ótico e Também, o Display LCD em Uma câmera Digital.
Imagem, Esquema do Visor Ótico e Também, o Display LCD, em Uma Câmera Digital. Fonte da Imagem: Sdlcdn.

 

Foto do Visor Ótico da Minha Câmera Fujifilm S2980. Foto: KODAK C183.
Foto do Visor Ótico da Minha Câmera Fujifilm S2980. Foto: KODAK C183.

 

Visor Ótico da Câmera Analógica Yashica MF-3 Super, Fotografado com Câmera Digital KODAK C183.
Visor Ótico da Minha Câmera Analógica Yashica MF-3 Super, Fotografado com Câmera Digital KODAK C183.

A Minha  velha Câmera Analógica Yashica MF-3 Super, marca do Japão, mas fabricada no Brasil em 1985e igual a esta, fonte da imagem Daniela Cox, Flickr (2008). Veja também: MUSCETTA, D.; KAZU, T. Camerapedia Wiki. Ela usava filme de 35 mm. 

Não a utilizo mais. Existem ainda filmes de 35 mm para comprar, mas atualmente, são caros para uso rotineiro. Mas existem fotógrafos que ainda gostam de trabalhar com câmeras analógicas.

A fábrica das Yashica descontinuou sua produção em 2005, mas voltou em 2008.

Apesar da Fujifilm S2980 ter recursos, é bem econômica de pilhas. Sim, usa pilhas alcalinas ou recarregáveis de Ni-MH, invés de bateria.  Até gosto mais, é bem mais prático. Pilhas são mais fáceis de achar.

Eis uns testes que fiz, mostrando como ficam as fotos. Escolhi como modelo, este antigo abajur meu, de bronze, dos anos 70.

Meu Antigo Abajur de Bronze (1971).
Meu Antigo Abajur de Bronze (1971).

Coloquei nele uma lâmpada moderna, formato vela de “filamento”, LED, 4 Watts (equivalente a uma incandescente de 30 Watts). Meu Artigo sobre a História e tipos de lâmpadas.

Lâmpada Vela LED, tipo ("de Filamento"), luz Amarela, Bivolt. Marca Foxlux, Brasil.
Lâmpada Vela LED, tipo (“de Filamento”), luz Amarela, Bivolt. Marca Foxlux, Brasil.

Cor da luz, amarela, temperatura de cor 2200 K. Corresponde ao amarelo, mesmo.

Fiz isso para testar a fidelidade das cores e a qualidade da foto. Eis a foto, feita com a câmera Fujifilm Finepix S2980, usando a opção regulagem automática para “retrato”. Nessa regulagem, a máquina acionou flash e ajustou a ISO automático para 400.

Foto do Abajur com a Cúpula de Vidro. Lâmpada Vela LED, 4 W, "de filamento", Acesa.
Foto do Abajur com a Cúpula de Vidro. Lâmpada Vela LED, 4 W, “de filamento”, Acesa. Foto com Fujifilm Finepix S2980. Modo automático, “Retrato”, com Flash.

Obtive boa qualidade da foto, e cor bem fiel. A luz é bem amarela.

Estou usando essa câmera para a maior parte das fotos deste Blog.

2. KODAK EASYSHARE C183.

Minha outra câmera digital, mais antiga.

Uma câmera compacta, portátil, KODAK Easyshare C-183. Uma das primeiras câmeras digitais de 14 megapixels. (2010).

Câmera Digital KODAK Easyshare C183 (2010). Foto feita com câmera Fujifilm Finepix S2980.
Câmera Digital KODAK Easyshare C183 (2010). Foto feita com câmera Fujifilm Finepix S2980.

É uma câmera simples, mas é leve e muito prática para fotos rápidas. Ainda uso bastante, principalmente quando viajo. Baixar o Manual da KODAK C183.

A Câmera foi  recentemente consertada, limpa,  restaurada e foi trocada a tampa de pilhas , em uma excelente  oficina especializada em conserto de câmeras fotográficas. a  Kameda, Ribeirão Preto, S.P., cujo trabalho, recomendo.

Usando a mesma lâmpada LED (veja Item 1) acesa, como modelo, fotografei também com a máquina fotográfica KODAK, configurada para modo retrato:

Foto da Luz do Abajur, Lâmpada Vela LED Amarela. KODAK C183, Modo Retrato.
Foto da Luz do Abajur, Lâmpada Vela LED Amarela. Máquina KODAK C183, Modo Retrato, com Flash.

Visualmente, também se obtém boa foto, mas com menos fidelidade de cor. A imagem fica ligeiramente avermelhada.

Para fotos de rotina, ambas as câmeras são boas.

3. SONY CYBERSHOT DSC-W320.

Ganhei recentemente essa Câmera da Sony, Japão. Lançada em 2010. Link 26. Link 16Características Técnicas.

Câmera Digital Sony Cybershot DSC-320, Japão. Fotografada com Câmera Digital KODAK C-183.
Câmera Digital Sony Cybershot DSC-320, Japão. Fotografada com Câmera Digital KODAK C-183.

Não usa pilhas, e sim bateria de íons de lítio. Link 15. A bateria pode ser encontrada ainda no comércio.

É câmera compacta pequena e simples, mas considerada como tendo recursos de boa qualidade. Link 25.

A ótica, as lentes, são Alemãs, links 17, 18, 19, 20, as famosas Carl Zeiss, lentes de tecnologia e alta qualidade, mundialmente reconhecidas e mais que centenárias. 1846. Links 21, 22, 23. Link 24.Fazendo testes com ela.

Funciona bem e com facilidade. Para transferir as fotos para o computador, é até mais fácil, porque não ocorre aquele erro da porta USB não reconhecer o dispositivo, erro conhecido para outras câmeras digitais. Links: 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60 , 61.

Algumas vezes em que esse erro ocorre (mas só nas outras câmeras, Itens 1 e 2), eu contorno o problema tirando o cartão de memória SD ou micro SD e inserindo em um leitor de cartões.

Nessa Sony Cybershot DSC-W320, transfiro facilmente para um pendrive, mesmo em Linux. Somente conectando o cabo da câmera a uma porta USB. Nem software de fábrica é necessário. Ela abre as fotos como se fosse um pendrive.

Testes com ela. Fiz uma primeira foto de teste. Fotografei uma pequena lanterna de LED Ultralight PRO.

Foto de Lanterna LED Ultralight PRO, ligada na iluminação lateral. Feita com Câmera Digital Sony Cybershot DSC-W320.
Foto de Lanterna LED Ultralight PRO, ligada na iluminação lateral. Feita com Câmera Digital Sony Cybershot DSC-W320.

Outro teste, foto de outra lanterna, acesa. Modo automático padrão.

Foto da minha Outra Lanterna LED, Acesa.Fotografado com Sony Cybershot DSC-W320.
Foto da minha Outra Lanterna LED, Acesa. Fotografado com Sony Cybershot DSC-W320.

A foto fica boa. Nítida e com fidelidade de cores.

Mais um teste. A luz do abajur, o mesmo fotografado antes, com as outras câmeras. Para efeito de comparação. A foto foi “girada” para a direita com software para Linux Gwenview.

Luz do Abajur, Para Efeitos de Comparação. Fotografado com Sony Cybershot DSC-W320. Modo de Configuração; Automático para Fundo Muito Iluminado, com Flash Automático.
Luz do Abajur, Para Efeitos de Comparação. Fotografado com Sony Cybershot DSC-W320. Modo de Configuração; Automatizado para Fundo Muito Iluminado, com Flash Automático.

A foto também fica boa, seja em condições automáticas, como ajustadas.

Essa câmera é pequena, leve, muito prática e boa, e tem boa resolução de 14 megapixels.

Mais megapixels pode melhorar a imagem, mas também aumenta o ruído, a granulação. Dependendo se vai ampliar ou não, pode ter boas fotos até com 5, 6 megapixels.

É ótima para levar em viagem, porque é levíssima.

Esses testes mostram que todas as minhas câmeras digitais são boas para meu uso,  eu, que não sou fotógrafo profissional.

4. PILHAS RECARREGÁVEIS RECOMENDADAS.

Como eu já disse acima, duas das minhas câmeras usam pilhas. Eu gosto mais, acho mais prático.

Numa emergência, elas podem usar pilhas comuns, de zinco-carbono, mas a duração é efêmera, principalmente na Fujifilm.

Bem melhor com pilhas alcalinas, mesmo assim, eu sempre obtive maior duração e poder fazer mais fotos, usando pilhas recarregáveis. Meu Artigo sobre pilhas recarregáveis.

Curiosamente, com pilhas recarregáveis, a câmera Fujifilm (Item 1) parece mais econômica que a KODAK (Item 2). O contrário do que ocorre com pilhas alcalinas ou de zinco-carbono.

Por isso, recomendo o uso de pilhas recarregáveis. Experimentei várias marcas.

Com câmeras digitais, procure usar pilhas recarregáveis de boa qualidade. Não use as de pequena carga, tipo 1200 mAh, pois a carga não durará. Nem tampouco as de alta carga, tipo 4700 mAh. Elas suportarão poucos ciclos de carga, durarão pouco tempo e não pegarão mais carga.

Tenho sempre bons resultados,  de rotina e com bom custo benefício, com as pilhas de 2000-2700 mAh,  marcas Multilaser , Phillips e Elgin. Link 12. As Sony CycleEnergy , link 11, são ótimas, mas são caras.

Existem as recomendadas como especiais para câmeras digitais (links 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 13, 14, 15), mas são bem caras: As Fujitsu Standard e Premium e as Panasonic Eneloop e Eneloop Pro.

Química Top

O melhor e maior blog de Química do Brasil!

Mundo GNU

Difundindo o Software Livre

O Vital da Ciência

A ciência faz e tem história

CIÊNCIA LIVRE.

Artigos e Dicas sobre Ciências e Tecnologias Diversas: Eletrônica, Química, História da Ciência, Experimentos etc...

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: