
Autoria: Alberto Federman Neto, AFNTECH.
Atualizado e Ampliado em 1 de Junho de 2021.
Neste Artigo editável, publico revisões de pequenos aparelhos eletrônicos e dispositivos de hardware que tenho e que são de boa qualidade.
A imagem que ilustra este Artigo é um aparelho de Rádio Phillips, modelo Philetta, da década de 60. Esses rádios foram fabricados em 1962 e 1963, na Alemanha, pela empresa Phillips, originária da Holanda. Link 16. Fonte da Imagem: 39ymas, Espanha, (2018).
1 . CARREGADOR RÁPIDO PARA CELULAR INOVA:
Tenho um carregador rápido para celular, Marca INOVA , modelo antigo, CAR-K5002, de 5,1 A. Igual a este:

A INOVA tem um representante no Brasil, uma importadora de acessórios para celulares. Link 2. Os produtos são fabricados na China. Link 3. Pela Shenzhen Slinya Electronic Co. Ltd.
O meu carregador funciona muito bem , e carrega o celular em um terço ou um quarto do tempo necessário, comparado ao meu velho carregador original do meu pequeno celular, um Samsung Galaxy S2. Carregador similar e este, mas apenas 1A.
O cabo original do carregador, quebrou no conector. Observei que cabos USB para celular convencionais não funcionam bem. Não dá para usar cabo comum. Eles transformam o aparelho em um carregador comum, lento.
Comprei (precisa usar) um cabo USB Turbo de alta taxa de transferência de dados, como estes. Da mesma marca, INOVA. Tem conector USB numa ponta e V8, na outra.
O cabo que comprei é ainda muito melhor que o original do carregador, é muito blindado, reforçado, bem acabado, isolado em Nylon e longo. Valeu a pena!
2 . GAVETA PARA DISCO RÍGIDO PIXXO:
Tenho também uma excelente gaveta externa para disco rígido SATA, 3,5 polegadas, USB 2.0, modelo AE-3533SRPX.
Gaveta para Disco Rígido, HD, SATA, USB, Marca PIXXO, modelo . Fonte da Imagem: RGTEC, Porto Alegre, R.S. Brasil.
A marca é PIXXO, importada pela Home Tech Comercio e Indústria Ltda. , subsidiária Brasileira do Grupo KME , Key Mouse Electronic Enterprise, (EUA, México e China). Link 4. 5.
Excelente gaveta, você encaixa internamente um HD convencional, comum, liga os cabos, fecha e pronto, seu HD está transformado em um prático disco rígido portátil e com fonte de energia! Usei um velho HD Seagate, de 1 Terabyte, tirado de um velho AMD Sempron. de 32 Bits, fora de uso, “aposentado” na faculdade.
Compatível com Windows e com Linux, como mostrei em um Artigo que publiquei, usando essa gaveta no Linux.
3 . DISCO RÍGIDO PORTÁTIL SAMSUNG:
Tenho um velho disco rígido externo portátil, um Samsung G2, Japão, de 2011, com 640 Giga de capacidade. São antigos, veja as imagens. Uma revisão deles.
O meu é verde, como o da Figura:

São muito bons, porém, em vários computadores, a energia fornecida pela porta USB não é suficiente. Link 6. Link 13. Link 14. Por Isso, frequentemente exigem, para seu uso, um HUB USB com fonte externa. Eu tenho um, deste tipo.
Demonstrei, muitos anos atrás, essa necessidade de um HUB com fonte externa, neste Artigo que publiquei, e em Fóruns especializados em Hardware.
4 . DISCO RÍGIDO PORTÁTIL HITACHI:
Tenho outro disco rígido externo, bem antigo (2010), um Hitachi, Japão de apenas 320 Giga. Igual a este:

Somente às vezes, ele precisa do HUB com fonte.
Eu o uso frequentemente, para instalar Distribuições Linux portáteis e bootáveis. elas ficam no HD portátil, como se fosse o HD do micro e dão boot, podendo ser usadas e atualizadas. Também já o fiz em pendrives grandes. Para saber como se faz, veja meus Artigos de Linux, nos Links: 7, 8, 9, 10, 11, 12.
5 . DISCO RÍGIDO PORTÁTIL SEAGATE:
Tenho mais um excelente disco rígido externo e portátil. Novo, (2020). É um Seagate Expansion, de 1 Terabyte, compatível com porta USB 3.0. Igual a este:

Funciona bem, rápido e não precisa do HUB com fonte.
6 . GRAVADOR-LEITOR DE CD/DVD, USB, EXTERNO :
Meu gravador e leitor de CDs e DVDs, queimou no laser, e fui aconselhado a comprar um externo, USB, de tecnologia mais nova e mais duradouro.
Comprei um, de uma marca que eu gosto muito (tem bom preço e alta qualidade). LiteOn, modelo eBAU108, igual a este. Veja também este vídeo:

A LiteOn é uma emprêsa Sul-Coreana que fabrica produtos de bom preço e alta qualidade.
Comprei o gravador e leitor de CDs e DVDs numa loja online muito boa, a Kabum!, Limeira, S.P. Compro muita coisa lá. Recomendo, assim como ao Balão da Informática, Campinas, S.P. Atendem bem e mandam a mercadoria rápido, nunca falharam comigo.
Funciona bem, e levíssimo, portátil, basta plugar o cabo USB e não necessita de nenhuma fonte de alimentação externa. Usa a energia da própria porta USB.
7 . MULTÍMETROS :
Multímetros são instrumentos de medida, usados em reparação de aparelhos eletrônicos. Link 17. Eventualmente , usa-se em eletricidade industrial.
O Multímetro (com o nome original de Avometer) foi inventado em 1923, link 18, pelo Engenheiro Eletrônico Inglês Donald MacAdie.
Fabricantes renomados de multímetros de primeira linha, são ou foram : Link 19, : Simpson, EUA, Weston, Inglaterra, General Electric, EUA, Philips, Holanda, Sanwa, Japão, link 21, EICO, Electronic Instrument Company, Co. INC, EUA, Link 20, Jackson, EUA. KYORITSU, Japão, Hioki, Japão, FLUKE, Alemanha, HT, Alemanha, Triplett, EUA, Micronta, uma marca da Radio Shack, EUA, Supreme Testing Instruments, EUA. multímetros RCA, Link 21. EUA. Keysight, EUA. Desde 1978, existe a FLIR, EUA.
Este é um Simpson Modelo 260, Série 2, talvez o mais clássico de todos os multímetros analógicos históricos. O primeiro modelo 260, da série 1, é de 1930. Você pode ver as várias séries do modelo 260, aqui.

Tenho 3 multímetros e mais um aparelho que é uma variante do multímetro, um alicate amperímetro.
Multímetro Nacional Pequeno.
Tenho um pequeno multímetro marca ICEL-Kaise, fabricado pela ICEL (Brasil), analógico, modelo SK-170. Antigo. De 1977. Meu primeiro multímetro. Ainda funciona. Gosto de instrumentos analógicos.

O nome ICEL-Kaise foi dado porque a ICEL fabricava aqui no Brasil, modelos sob a licença da Kaise, uma empresa do Japão.
Os ICEL-Kaise estavam nos anos 70, entre os melhores multímetros fabricados no Brasil. Na década de 90, surgiram os Minipa. Outra boa marca Nacional é a Hikari. Outras boas marcas Nacionais ou nacionalizadas. Link 17, Marca de Portugal, os PCE.
Multímetro de Taiwan, de Boa Qualidade.
Outro multímetro meu.
De baixo custo, fabricado em Taiwan, mas de boa qualidade. Marca Yu Fong Electrical Company, igual a este, Modelo YF-350. (1989).

A Yu Fong é uma Companhia Americana, sediada em Taipei, Taiwan, e que hoje tem fábrica em Singapura.
Usei muito, tanto que ele se desgastou na chave rotativa, no circuito impresso. Guardei por causa do bom galvanômetro, que vou usar para fazer um voltímetro ou um fotômetro.
Multímetro Nacional, de Boa Qualidade.
Meu multímetro nacional, marca Instrutherm , modelo MA-100, igual a este.

Tem custo baixo, mas é bom (para quem gosta de instrumentos analógicos) e tem manutenção no Brasil.
Para meu uso é suficiente. É o multímetro que mais uso para consertar aparelhos eletrônicos.
Alicate Amperímetro.
Este é um novo aparelho. (2020).
Alicate Amperímetro marca Jual Tang, Modelo AMPERE MT-87. Igual a este.
A Jual Tang é uma fábrica de ferramentas da Indonésia. Quem importa e distribui é a FERTAK Tools.

É bom, preciso e fácil de usar, muito resistente, bem construído, gabinete e manopla em nylon.
Ideal para medidas elétricas pesadas, e não eletrônicas. Veja também meu volt-amperímetro artesanal.
8 . VOLTÍMETROS E AMPERÍMETROS :
Mais alguns instrumentos de medição, meus.

Dois antigos voltímetros (0-500 V e 0-20 V), e amperímetro de 0-10 A. Analógicos. Marca ENGRO, Modelo BM-455L.
Interessante que são grandes, para montagem em painéis industriais, mas podem ser simplesmente apoiados em uma mesa ou bancada e desse modo, são portáteis.
Foram fabricados nos anos 70, pela ENGRO, Instrumentos Elétricos Engro Ltda., São Paulo, S.P., Brasil,
A emprêsa era antiga, mais de 50 anos, fundada em 1954, fabricando instrumentos de medição elétrica, fechou, foi reaberta em 1990, mas fechou definitivamente.
9 . OUTROS APARELHOS :
Veja também minhas revisões de outros aparelhos, tais como Rádios, Câmeras Digitais, e aparelhos construídos de maneira artesanal, como um Volt-Amperímetro e uma extensão protegida com disjuntor.