História da Ciência. História dos Fósforos e dos Isqueiros.


O Químico Alemão Johann Wolfgang Döbereiner , Inventor do Primeiro Tipo de Isqueiro, a "Lâmpada de Dobereiner".
O Químico Alemão Johann Wolfgang Döbereiner , Inventor do Primeiro Tipo de Isqueiro, a “Lâmpada de Dobereiner”. Fonte da Imagem: LAKSHMI, M.; About Scientists Biography (2011).

Autoria de Alberto Federman Neto, AFNTECH.

Publicado em 11 de Fevereiro de 2021.

1. INTRODUÇÃO:

Este Artigo trata de assunto relativamente pouco conhecido.

A História dos fósforos e dos isqueiros.

2. O FOGO E OS BRASEIROS PORTÁTEIS:

O fogo é conhecido desde tempos imemoriais, desde o Homem pré-histórico. Links:  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15. 26. 27.

Provavelmente, tudo começou quando o Homem observou as matas, ou as árvores, incendiadas por raios, aprendeu a manter uma fogueira e até a acender uma, usando por exemplo, roletes de madeira dura, links 16, 17, 18, ou as fagulhas obtidas batendo duas pedras de Sílex. Pederneira. Links: 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25.

Antes de existirem os isqueiros, e até depois disso, para poder acender cachimbos, ou as velhas lamparinas de óleo (usadas para iluminação antes da luz elétrica), usavam-se espécies de braseiros portáteis e de mesa, a carvão. Como este: 35.

Ou lâmpadas a óleo. Como estas. links: 28, 29, 30, 31, 32, 33. 38.

De vez em quando, lamparinas  a óleo, tipo “lâmpada de Alladim“, como esta, de prata, Inglesa, da Era Vitoriana. Ou esta, de bronze.

Além de acender cachimbos na mesa, serviam para acender fogões a lenha , link 34, ou  a carvão.

3. O QUE É MAIS ANTIGO, O FÓSFORO OU O ISQUEIRO?

Bom, em sua origem, os fósforos são muito mais antigos!

Os  Alquimistas Chineses, no século VI ao século IX, haviam, links 39, 40, inventado a pólvora e os primeiros tipos de fogos de artifício, 41, 42 , 43,  as chamadas “luzes de bengala“., composições químicas em pó, que queimavam com luz colorida.

Inventaram então, revestir a ponta de uma haste de madeira ou graveto, com uma luz de bengala, formando um antecessor dos “fogos bengalinha“. É um tipo de fósforo!

Na sua origem, porém, os isqueiros são mais recentes…. eles derivam de apetrechos do século XVI, as armas de pederneira!

Mas isso, na origem, porque no caso dos fósforos e isqueiros para acender, propriamente ditos, modernos e atuais…. Pode-se considerar que os isqueiros são anteriores (1823, protótipo 1816), aos fósforos (1826). Links 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50.

4. OS PRIMEIROS ISQUEIROS:

O primeiro isqueiro mesmo, aparelho para acender, foi inventado pelo Químico Alemão Johann Wolfgang Dobereiner, link 51. A “Lâmpada de Dobereiner“, da qual fez também variações. Links: 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61.

A “Lâmpada de Dobereiner” foi fabricada em escala comercial e usada, mas era um dispositivo  volumoso, caro e pouco prático, além de perigoso (perigo de  incêndio e explosão). O combustível era gás hidrogênio, que era inflamado por uma massa catalítica de “Esponja de Platina“.

Um dos Modelos Comerciais de Lâmpada de Dobereiner, de Fabricação Alemã.
Um dos Modelos Comerciais de Lâmpada de Dobereiner, de Fabricação Alemã. Fonte da Imagem: Wikipedia e Museum Fur Hamburgische Geschichte;(2010).

 

Muito depois, se substituiu o hidrogênio pelo metanol (álcool metílico).

No Brasil, em 1966 (eu vi um), ainda haviam isqueiros que usavam metanol e platina catalítica.

Em 1828, Dobereiner descobriu a inflamação espontânea do hidrogênio, por compressão seguida de descompressão, e como isso, inventou um segundo isqueiro, muito mais compacto. O “Isqueiro Pneumático. Embora fosse menor em tamanho, era ainda mais perigoso!

Outras descobertas importantes para a Química, de Dobereiner, incluem as propriedades de muitos elementos químicos e uma classificação desses elementos químicos que se tornaria  antecessora da tabela periódica, as chamadas  “Tríades de Dobereiner”. Veja o Item 1.C, neste Artigo.

CONTINUA. ARTIGO EM EXPANSÃO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s