
Autor: Alberto Federman Neto, AFNTECH.
Publicado em 15 de Outubro de 2021.
Neste pequeno Artigo, descrevo conserto e modificação, com melhorias, feita na luminária LED de uma espelheira de banheiro.
A imagem que ilustra este Artigo é uma foto (todas as fotos feitas com câmera Digital Sony Cybershot DSC-W320) da espelheira do meu banheiro, em estilo colonial.
Ocorreu que, embora a espelheira tenha apenas 4 anos de uso, a luz de LED que iluminava o espelho queimou. Por isso, fiz este conserto e modificações, melhorias, que aqui descrevo.
A “lâmpada” LED Original, era apenas uma placa de fenolite com 6 LEDs de luz branca:


O sistema de luz com placa LED, era tipo o desta espelheira comercial. Como dito acima, a placa LED estava queimada. Como é de origem Chinesa, procurei mas não achei a placa de LEDs para substituição.
O que fiz? Desliguei, claro, o disjuntor do banheiro.
Com um ferro de soldar de 30-35 watts (ligado a uma extensão e tomada, em outro cômodo), dessoldei a placa de LEDs e a removi, junto com o driver eletrônico.

Obviamente, restaram os fios de ligação, um dos quais vinha do interruptor da espelheira, em série com a placa. O outro fio, vem da rede, fase, 220 V.
A esses fios, soldei em paralelo, um conector tipo GU10, de porcelana, de ótima qualidade, marca VDE, Alemanha. Similar a estes. Não são caros!

O padrão novo, de soquete bipino GU10 é um soquete especial para lâmpadas dicroicas e LED, de norma Suíça IEC.
Soldei e isolei os fios. Comprei uma lâmpada LED, bipino, dicroica. refletora, para spot miniatura, de 3,5 Watts, luz branca, temperatura de cor 6500 K, tipo MR11. Marca CTB, Brasil. Igual a esta. Ela encaixa no soquete GU10.
Após verificar que o corpo da lâmpada passava pelo suporte plástico antigo (que segurava a placa LED original), resolvi utilizá-lo.

Passei o corpo da lâmpada pelo suporte plástico (que era da placa LED), e inseri um anel, o’ring, de silicone, que estava sem uso (vedação para sifão), para segurar o conjunto. Ficou assim:

Liguei o soquete GU10, e isso prendeu os fios e todo o conjunto lâmpada e suporte, no encaixe da espelheira (onde antes ficava a placa de LEDs).
Para prender firmemente, passei fita isolante branca (marca Imperial). Desse modo, evitei usar colas fortes, tipo Araldite ou Super Bonder (porque isso dificultaria muito uma eventual futura substituição da lâmpada, se necessário). Ficou assim:

Agora, muito simples. Bastou inserir e encaixar o suporte, com o conjunto todo, soquete, fios e lâmpada, no local da espelheira, onde antes ficava a placa de LEDs queimada.
Terminado! Eis a nova Lâmpada da minha espelheira, ligada.

Além do conserto, há muitas vantagens nessas modificações. Ao contrário da placa de LEDs, a Lâmpada e o soquete não queimam facilmente, e são comumente encontrados nas lojas de material elétrico (caso seja necessário fazer substituição).
Além disso, essa nova lâmpada é para spot, dicroica e refletora, e dirige o facho de luz para baixo, iluminando com muito mais eficiência o espelho. Os 3,5 Watts da Lâmpada LED equivalem a cerca de 20 Watts das incandescentes, mas o espelho reflete a luz e aumenta muito mais a eficiência.
Se a pessoa quiser, pode até usar as lâmpadas refletoras LED de 7 Watts, no mesmo soquete. Se precisar substituir, puxe o suporte, e todo o conjunto, fios, lâmpada e soquete, saem para o exterior da espelheira, e podem ser trocados.
Minha espelheira ficou muito melhor, muito mais iluminada que no original. Melhor que nova!