Luminária Vintage, Feita com Sucata de Lustres.

Luminária Artesanal.
Luminária Artesanal, Feita com Peças de Sucata, Descartadas de um Velho Lustre.

Autor: Alberto Federman Neto. AFNTECH, 2019.

Atualizado em 17 de Outubro de 2019.

1. INTRODUÇÃO:

Como sabem, gosto de objetos antigos, dentre eles Lanternas e Luminárias.

Neste Artigo, descrevo a manufatura artesanal de uma luminária, abajur, feita com material aproveitado de sucatas de um velho lustre dos anos 70.

2. PEÇAS UTILIZADAS:

Ganhei recentemente peças que estavam descartadas, jogadas fora, retiradas de um velho lustre dos anos 70.

Duas cúpulas de vidro, tulipas jateadas, como estas, mas antigas. Uma canopla de teto, base de lustre, em latão envelhecido, e sua presilha para colocar a corrente. Para que possa ter uma ideia, a canopla de teto e sua presilha, são tipo geral destas.

Também havia na sucata que me deram, 2 travessas para fixar lustres , link 2, na caixinha dos fios, no teto. São duas peças tipo travessa pé de galinha. Também dois niples de rosca sem fim, para fixar lustres, um curto e um longo. São de ferro zincado e chapa de ferro.

Traves e Parafusos.
Traves para Fixação de Lustres, com Niples de Rosca Sem Fim, Curto e Longo. Ganhei como Sucata Descartada.

3. MANUFATURA:

Furei a canopla de lustre, lateralmente, com brocas de aço rápido. Fiz dois furos, um com broca de 23/64 polegadas (para passar  um dos niples) e outro furo, com broca de 5/16 polegadas, para passar o fio. As brocas são de um conjunto meu  marca Rocast, , igual a este (por sinal de excelente qualidade). a empresa Rocast é Romena, mas  as brocas são feitas na Alemanha.

Encaixei o niple mais curto, na presilha de fixação da corrente e encaixei o niple no furo de 23/64 da canopla, prendendo na parte inferior com uma das travessas para lustre, a guisa de porca. Isso formou como que a base de uma lâmpada tipo aladim. Ficou algo parecendo um castiçal. a haste da luminária foi formada pela presilha de corrente.

Fixação na Base.
Vista da Parte Inferior. Canopla de Latão foi Furada e a Peça Fixada Com o Uso da Travessa e do Niple de Rosca Mais Longo.
Base Pronta
Base do Abajur Artesanal. A Peça de Fixação de Corrente do Lustre foi Fixada na Lateral da Canopla, Formando um Candeeiro Tipo Lâmpada de Aladim.

No furo central da canopla de lustre, onde originalmente encaixava a presilha, coloquei um soquete para abajur com chave, preso usando o niple mais curto. O soquete vem com a chave interruptora integrada,

 

como nos velhos abajures dos anos 30 a 60, cuja cúpula era encaixada na lâmpada.

Soquete com chave preto, marca Voltaggio. Também os há de outras marcas, como BenluxLorenzetti  (link 2) CADS etc… O soquete foi montado, com o fio paralelo de abajur, de  maneira convencional. e fixado no furo central da canopla. Como consertar abajures, Links: 2, 3, 4, 5,

Montagem do Soquete e do Fio.
Montagem do Soquete e do Fio. Note o Niple Encaixado, que Vai Fixar o Soquete.

O soquete foi fixado através do uso do outro niple de rosca sem fim mais curto, usando a outra travessa para lustres, na parte inferior da canopla, como se fosse uma porca. As duas travessas foram bem fixadas, uma na outra, usando um parafuso de ferro cementado zincado, autoatarraxante de cabeça panela , norma alemã DIN 7971, de 22 X 3.9 mm.

O conjunto ficou assim, visto pela parte inferior da canopla, que será a base da luminária.

Montagem
Parte Inferior da Canopla, Base da Luminária Artesanal. Veja o Fio, as Duas Travessas de Fixação Rosqueadas nos Niples, que prendem o soquete e a Asa da Luminária. Veja o Parafuso de Fixação e Regulagem de Altura.

Geralmente, fios paralelos de abajur novos são de apenas 1 mm, pois se usam lâmpadas LED. Mas eu preferi usar um fio paralelo marrom, antigo, dos anos 70, de marca Pirelli, de 1.5 mm. Como pino para a energia, para a tomada, usei um pino macho de 10 A, sem terra, preto, de marca Pezzi.

Usei uma lâmpada decorativa de plasma de neon, marca Sadokinsoquete padrão para abajur norma E27. A Lâmpada é igual a esta. A luminária é bivolt, basta trocar a lâmpada.

Soquete e Lâmpada
Soquete com Chave e Lâmpada da Luminária Artesanal. Note a Canopla da Base e o Aspecto de Lanterna de Aladim.

Até aqui, as fotos foram feitas com câmera digital marca Kodak Easyshare C183. Fotos editadas em computador com sistema operacional Sabayon Linux e navegador Mozilla Firefox Nightly 71 Alfa 1. Gerenciador de Arquivos é o Dolphin para KDE 5 Plasma.

4. LUMINÁRIA PRONTA, COMO FICOU:

A imagem que ilustra este Artigo mostra como ficou minha luminária artesanal, depois de pronta.

Outras fotos:

Abajur Artesanal
Luminária, Abajur Artesanal Feito com Peças de Sucata de um Velho Lustre Fora de Uso.

 

Luminária Artesanal
Outra Foto. Ao Fundo, Um Cinzeiro de Pedra Mineira Polida e um meu Abajur de Toque dos Anos 80.
Luminária Artesanal
Luminária Artesanal. Sem a Cúpula, Mostrando a Base em Forma de Castiçal e o Soquete com Chave.

Outras fotos da luminária  artesanal:

Luminária Artesanal
Luminária Artesanal Pronta e Acesa.

 

 

 

100_3576
Luminária Sem a Cúpula, veja a Base de Latão Tipo Aladim, o Soquete com Chave e a Lâmpada.

Observação sobre as fotos que estão datadas: Feitas com a câmera de um smartphone Samsung Galaxy J2 Prime. Sistema operacional Android Marshmallow 6.0.1. Aplicativo de Câmera é o Best Camera. As fotos foram transferidas para o computador usando Bluetooth e o aplicativo YouBlue Pro. Computador com sistema operacional    Sabayon Linux atualizado até a versão 19.10, software de suporte a KDE 5 Plasma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s