Lanternas Portáteis, Antigas ou Não.

Lanterna Antioga da Segunda Guerra.
Lanterna de Pilhas, Usada Pelos Soldados Brasileiros, da Força Expedicionária Brasileira, Durante a Segunda Guerra Mundial. Fonte da Imagem: PINTO, H.M.P., “O Resgate, Força Expedicionária Brasileira”, 2012.

Autor: Alberto Federman Neto. AFNTECH, 2019.

Atualizado em 16 de Outubro de 2019.

1. INTRODUÇÃO:

As primeiras lanternas de pilha foram inventadas em 1896, pelo inventor Inglês David Misell , mas foram comercializadas pela Eveready,    após 1899, inclusive com acusações de quebras de patente. Link 2.

Sejam de LED, sejam de lâmpadas incandescentes miniatura, gosto muito mais de lanternas de pilha, do que de bateria recarregável.Por exemplo, esta é uma lanterna de LED a pilhas.

Isso porque, exceção aos modelos de bateria removível, nas lanternas  de bateria recarregável baratas, essas baterias pequenas de chumbo ácido rápidamente perdem eletrólito e ficam inservíveis. Elas são difíceis de consertar ou trocar a bateria.Veja neste exemplo. Tem muitas lanternas Chinesas dessas baratinhas…. elas são quase descartáveis…

Isso faz com que sua lanterna quase nova, com menos de um ano de uso, já se torne um lixo eletrônico!

Já nas lanternas de pilhas, basta substituir as pilhas, ou usar pilhas recarregáveis, e temos uma lanterna em boas condições de uso, por anos.

Eis as minhas lanternas de pilha, que consertei ou restaurei:

2. LANTERNA PEQUENA:

Esta é uma lanterna pequena, LED branco, para duas pilhas palito, AAA.

Eu ganhei ela, e uso sempre com pilhas recarregáveis. É Chinesa. Da marca Sanyi.   Não é antiga, é de 2014. Semelhante a estas.

Ela tem luz frontal e também outra luz lateral, o que a faz ótima para uso em conserto de carros ou trocar pneus.

Uma excelente característica é que o corpo dela é feito de Nylon, e não de plástico comum, o que a faz muito forte e resistente.

Eis ela aqui:

Lanterna. Luz Frontal
Lanterna Pequena Sanyi. Luz Frontal
Lanterna Sanyi. Luz Lateral.
Lanterna Pequena Sanyi. Luz Lateral.

Nas fotos, pode-se ver as duas possibilidades de luz.

 

 

 

 

3. LANTERNA EVEREADY:

É  atual, mas é réplica de modelos dos anos 60, de fabricação Americana.

Marca Eveready. Para 3 pilhas, tamanho grande, D. 4.5 Volts. A minha é igual a esta.

Lanternas  de pilha com lâmpadas miniatura, incandescentes, foram muito produzidas, entre os anos 20 a 90, para duas a seis pilhas.

A Eveready é muito antiga, surgiu em 1909, como fabricante de isqueiros, muito antes de se tornar uma fábrica de lanternas, pilhas e baterias.

A minha lanterna não é de plástico e nem de alumínio, e sim de ferro cromado, como outras lanternas antigas da marca Eveready.

Eis ela aqui:

Lanterna Eveready.
Lanterna Eveready Metálica, Para 3 Pilhas D. 4,5 Volts.

 

4. LANTERNA EVEREADY ENERGIZER:

Minha outra lanterna é uma Eveready Energizer, modelo 9450, de 1994.

Ela já contém circuitos eletrônicos. Tem luz frontal incandescente, lâmpada pisca pisca e um inversor para fluorescente de 6 W. com soquete T5.

Eu a consertei e restaurei. Falando em restauro de lanternas, veja o bonito trabalho neste Blog, restaura lanternas e troca as lâmpadas originais por LEDs.

Ela estava  suja e cheia de faltas de contacto. O corpo é feito de acrílico e plástico poliestireno de alto impacto , o que lhe confere excelente resistência.

Lanterna Rayovac Energizer.
Lanterna Eveready Energizer, com Luz Tripla: Spot Focal, Pisca Pisca e Lâmpada Fluorescente.

A fluorescente acende por meio de um inversor eletrônicoLink 2. Um inversor é um tipo de oscilador de alta frequência. Para testar o inversor, aproxime a lanterna ligada de um rádio sintonizado na faixa de AM, Ondas Médias. Se o inversor estiver funcionando, você vai ouvir um “apito, ou chiado” de oscilação regenerativa. Link 2.

Embora a Eveready seja Americana, esta lanterna foi fabricada na China, usando uma patente da Eveready Inglêsa. Esta é igual a minha.

5. LANTERNA STAR, 3 CORES:

Lanterna, marca BrightStar, Taiwan, feita em Hong Kong. 2001.

Há uma outra mais famosa marca de lanternas, Bright Star, EUA. A Bright Star é uma empresa Americana, fundada em 1909, pela imigrante Russa Isadora Koretzky. A Bright Star também fabrica pilhas e baterias. Hoje está unida à companhia Alemã Koehler.

A minha lanterna tem 3 côres de Luzes, branca , vermelha e verde. a lâmpada é incandescente, miniatura, tipo “pingo d’agua”.

As cores da luz são modificadas por um engenhoso sistema que usa 2 anteparos de acrílico, trocáveis por botões.

Lanterna Star , 3 cores.
Lanterna marca BrightStar, Hong Kong, Taiwan. 2001. Os botões laterais acionam o sistema para trocar as cores.

Lanternas algumas vermelhas ou de três cores, eram  usadas no Brasil, pelos “lanterninhas” dos cinemas, profissionais que com uma lanterna,  conduziam e auxiliavam o público a achar as escadas e as cadeiras, na sala escura. Foram muito comuns até os anos 70.

6. LANTERNA ALFACELL:

Tenho também uma lanterna marca Western, semelhante a esta. Mas a minha é outra cor.

Americana, mas fabricada na China. 2017.

Lanterna Western
Lanterna Recarregável de LEDs, Marca Western, EUA, 2017.

7. LANTERNA COM RÁDIO:

Mais uma lanterna minha. Uma de marca Idea , modêlo ID-3069, verde clara, com rádio FM. Mesma marca desta. 2013.

Lanterna IDEA
Lanterna LED Recarregável com Rádio FM, marca Idea, Modêlo ID-3069.

É recarregável, com bateria de chumbo ácido. Foi uma das primeiras lanternas LED recarregáveis que entraram no Brasil.

8. PILHAS E LÂMPADAS:

As lanternas de pilha podem empregar eventualmente pilhas AA, AAA Pilhas médias C, mas geralmente usam pilhas grandes, pilhas D. São normas de origem americana (1924), IEC (Link 2) e ANSI, (Link 3) usadas atualmente no mundo todo.

Você pode usar pilhas de zinco-carvão, comuns, ou alcalinas, que durarão mais. Mas eu sempre uso pilhas recarregáveis, que são mais ecológicas, mais sustentáveis.

As pilhas recarregáveis são geralmente fabricadas nos formatos AAA (pilha palito) ou AA (pilha pequena comum) existem carregadores para pilhas C e D, mas eles são caros.

Por isso, você tem de usar adaptadores para pilhas tamanho D. Existem  para uma ou duas pilhas AA.

Mas para lanternas, que tem consumo de energia relativamente alto, sugiro que você compre os  adaptadores que associam 3 pilhas AA em paralelo ( em série, a tensão aumenta, mas em paralelo, a tensão de 1,2 volts, se mantém. SILVEIRA, F.L.; AXT, R. Cad. Bras. Ens. Fis. 20, 391 (2003).

Os meus adaptadores de pilhas são desse tipo. Três ou quatro adaptadores. Basta encaixar 3 pilhas AA carregadas, em cada um deles. Total de nove pilhas, para minha lanterna do Item 3.

 

Adaptador 3 AA para D.
Meus Adaptadores. 3 Pilhas AA para Tamanho D.

Para você restaurar suas lanternas antigas, necessitará também de lâmpadas de lanterna, incandescentes miniatura tipo “pingo d’água”.

São fabricadas com soquetes E10 (Edison 10) ou P13s, em várias voltagens (cerca de 1, 2.53, 4.5 , 6 volts). Link 3. Link 4.

Se você preferir substituir as lâmpadas incandescentes de lanterna por LED, elas existem. Ainda  caras, mas há modelos de baixo custo como esta.

Atenção, observar ao trocar uma lâmpada de lanterna. As pilhas de zinco-carvão e as alcalinas, tem tensão de 1,5 Volts. Já, as recarregáveis, tem tensão de 1,2 Volts. Portanto, se você tiver uma lanterna de três pilhas e ela tinha lâmpada de 4,5 Volts, para usar com pilhas recarregáveis, você pode substituir a lâmpada de 4,5 Volts por uma de 3 ou de 3.6 volts. do contrário, terá a luz da lanterna um pouco reduzida.

 

 

 

Uma resposta para “Lanternas Portáteis, Antigas ou Não.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s