
Autoria: Alberto Federman Neto, AFNTECH.
Publicado em 18 de Dezembro de 2019.
1. INTRODUÇÃO:
Lâmpadas incandescentes não são mais muito usadas em iluminação, por causa do gasto de energia. Mas tem utilidade!
A imagem que ilustra este Artigo são lâmpadas de filamento de carbono, são de fabricação moderna e réplicas das originais, inventadas por Edison. São muito usadas em decoração e são lâmpadas incandescentes.
2. AINDA EXISTEM:
Lâmpadas incandescentes com filamentos de tungstênio ainda existem em diversos formatos, em geral para usos especiais.
Exemplo, velas, link 2, bolinhas, bolinhas coloridas , refletoras e miniaturas com soquetes menores, E12, E14 (as “normais” são E27, soquete tipo “Parafuso de Edison” E27). São fabricadas para tensões de 127ou 220 Volts, e potência de 5, 7 , 15 , 25 ou 40 Watts.
3. USOS:
As lâmpadas incolores ou coloridas, bolinha, de 5, 7, 15 , 25 e 40 Watts ainda podem ser úteis. Em luminárias de Natal para exteriores. Link 3.
As de 5 e 15 Watts podem ser usadas como lâmpada piloto, ou de controle em aparelhos elétricos. Por exemplo, eu usei no meu volt-amperímetro, que montei.
Outros uso é para controle de quedas de energia em computadores. Por exemplo, meu computador da USP. Aqui em Ribeirão Preto, há constantes faltas de energia.
Colocando uma lâmpada bolinha em um soquete com pinos para tomada, norma ABNT 5410, e inserindo no regulador de voltagem do micro, consigo saber a possibilidade de queda de energia.
Isso porque as lâmpadas incandescentes são muito sensíveis a variações de tensão. Qualquer ameaça ou falha, queda de energia, elas piscam e dá tempo de salvar os dados. Desenvolvimento: FEDERMAN NETO (2012).

As lâmpadas bolinha também podem seu usadas para testar, ou para controlar o nível de saída de tensão ou de corrente, em dimmers ou luzes de dois níveis. tenho circuitos desse tipo no meu apartamento e no laboratório (Veja Item 1 deste Artigo), para controle de resistências de aquecimento.
Lâmpadas incandescentes são úteis para montar testes elétricos e lâmpadas série. equipamentos muito usados por quem mexe com Eletricidade ou Eletrônica. Links: 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 , 11, 12.
Viram quantos usos ainda tem as velhas e boas lâmpadas incandescentes?
Nessas aplicações vistas acima, as lâmpadas LED ou fluorescentes compactas não servem. Embora LEDs e fluorescentes dimerizáveis existam, a maioria não é. Elas também não são sensíveis o suficiente e, nas lâmpadas série, a corrente drenada é muito pequena.
Caso não encontre, ou não queira usar lâmpadas incandescentes, use as halógenas. Os modos de fazer as ligações são os mesmos.