Luz de Dois Níveis e Contrôle de Luminosidade de Lâmpadas.

diminui

A. INTRODUÇÃO:

Fonte da imagem e procedimento, adaptado do Blog do Professor Anderson Pinheiro (2009) e vários outros circuitos clássicos conhecidos. 

Apesar de serem conhecidos desde os anos 50, Nos anos 70, se tornaram comuns no comércio eletrônico, os tiristores de potência,  tais como os SCR (Silicon Controled Rectifier), DIAC (Diode for Alternating Current) e TRIAC (Triode for Alternating Current).

Com esses componentes eletrônicos, podem ser montados controladores contínuos de luminosidade.Todavia, tais dispositivos, hoje em dia, podem ser comprados prontos para uso. para várias potências, a preços  baixos, ou quando potentes, relativamente baixos.

São conhecidos como Dimmers e usados para controlar luminosidade de lâmpadas, velocidade de ventiladores, furadeiras, motores e aquecimento de resistências, fornos, chuveiros elétricos, ferros de soldar etc…

Os dimmers tornaram obsoletos todos os antigos “reostatos” série (são potenciômetros, resistores variáveis, mas de potência) (inventados no século XIX por Charles Wheatstone) e os antigos “reguladores de voltagem” (autotransformadores  com derivações):

regula
Regulador de Voltagem para TV, antigo.

Fonte da Imagem: Mercado Livre.

Eventualmente, podem ser usados autotransformadores variáveis (VARIAC s, outro link)

Eu uso e tenho vários dimmers. Contudo, você pode não ter espaço na caixinha de luz para um dimmer, ou mesmo não querer usar. Você pode optar por fazer um controlador para uma “luz de dois níveis de intensidade“. Eis um que funcionará tanto em 127 como em 220 V.

B. MONTAGEM DE UMA LUZ DE DOIS NÍVEIS:

Também tenho algumas luzes de dois níveis semelhantes. A montagem é fácil. Para colocar no lugar do seu interruptor de luz simples, adquira um duplo, sem paralelo, por exemplo, tipo este. Em uma loja de componentes eletrônicos, compre o diodo adequado (veja abaixo, (***)).

Desligue o disjuntor da luz. Retire a plaqueta, o “espelho de luz”, solte os fios, e remova o interruptor simples. No interruptor duplo que adquiriu, ligue o diodo como indicado no esquema abaixo:

desenha.svg_

IMAGEM: Por AFNTECH, 2019. Feita em Sistema Operacional Sabayon Linux, com programa para desenho vetorial Inkscape. Tanto Linux quanto Inkscape , são Software Livre. Este Site é todo escrito em um computador com Linux e Software Livre, usando navegador Firefox experimental, Firefox Nightly.

Ligue os fios que vem da caixinha de luz, em série, aos contatos representados no esquema como preto e vermelho. Como é corrente alternada, não há necessidade de observar a polaridade do diodo, ou dos fios.

Feitas as ligações, antes de instalar o interruptor duplo, teste para ver se está funcionando. O Interruptor 1 ligará ou desligará a luz, e o Interruptor 2, controlará os dois níveis de luz. Verificando o funcionamento. Recoloque o interruptor na caixinha de luz e coloque um espelho para interruptor duplo.

Advirto que esse circuito, simples, tem saída assimétrica (POMÍLIO, J.A., 2014), e só deve ser usado com lâmpadas halógenas ou incandescentes, e não com lâmpadas LED, fluorescentes ou fluorescentes compactas. Também não serve para ventiladores ou furadeiras, só para elementos resistivos, como as lâmpadas halógenas e as resistências de fornos ou ferros de passar roupa, chuveiros etc…

3. (***) TIPO DE DIODO A USAR.

Se você for controlar Lâmpadas de até 100 W, pode usar diodos retificadores de uso geral e baixo custo, tais como 1N4004, 1N4005, 1N4006 ou 1N4007. Todos são para 1 A e o 1N4004 é para 400 V, por isso, o mais usado. Também pode usar um FR107.

Para mais lâmpadas e corrente, “amperagem” também existem no mercado nacional diodos baratos. Até 300W, use um diodo de série 1N5400, como os 1N5404 a 1N4508. Para até 600 W (por exemplo, sanduicheiras) pode usar o 6A4 ao 6A10. O 10A10, funcionará para aparelhos ou luzes até mais de 1000 W.

4. CONTROLAR APARELHOS DE MAIOR POTÊNCIA

Se quiser controlar o aquecimento de aparelhos potentes, como churrasqueiras elétricas ou o  seu chuveiro elétrico, deverá usar um diodo para 70 A, 800V, como o Semikron SKN-7104 ou SKN-7108. é metálico e com outro tipo de encapsulamento do diodo,   E11.

Nesse caso, claro que o interruptor comum não servirá, precisará usar um disjuntor de 60 ou 70 A.  Ainda, com aparelhos de alto consumo, as conexões entre os fios devem ser bem feitas, de preferência com conectores “Sindal” de porcelana.

Pode ser até mais econômico ou  mais prático montar (outro circuito , mais um) ou comprar um “dimmer” para chuveiro. Ou um chuveiro eletrônico, já com dimmer acoplado.