
Autor: Alberto Federman Neto. AFNTECH, 2019.
Atualizado em 17 de Dezembro de 2019.
1. INTRODUÇÃO:
Neste Post, uma sugestão para você instalar sua máquina de lavar louças, sua Lava-Louças, em um local com pouco espaço, como um apartamento, sem saída específica para máquinas.
Quem inventou a lava-louças? Baseada na máquina de enxaguar pratos do Americano Joel Houghton (1850) HOUGHTON, J. Patente Americana, US7365A, 1850.
A Americana Josephine Garis Goohram inventou e patenteou a primeira lava-louças em 1886. Ela era uma mulher viúva, que tinha sido rica, e queria proteger sua louça chinesa e inglêsa, para que não se quebrasse durante a lavagem manual. GOOHRAN, J.G. Patente Americana, US355130A, 1885.
2. NA PIA:
Você pode instalar em cima da pia, ou embutir embaixo do gabinete da pia. Se necessário, adapte as canalizações e o sifão. Links 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 , 10.
Esse é o jeito mais comum, mais usual.
3. MODIFICAÇÃO NA TORNEIRA:
Mas supondo que você, como eu, more em apartamento pequeno e nem tem aquela infraestrutura com o cano de saída para máquinas de lavar. Apenas uma torneira de água separada da do tanque.
Optei por instalar minha lava-louças, na área de serviço anexa à cozinha e perto da máquina de lavar roupa.
Mesmo minha máquina de lavar roupa, a descarga da água é direta no tanque, pela ausência do cano de saída. Apartamentos pequenos exigem improviso nas instalações . Link 2.
Vamos ver como eu fiz. Minha lava-louças é , é uma Brastemp Clean Electronic, muito antiga, de 1996, igual a esta. Link 3.
Instalei em cima de uma mesa de granito na área de serviço, a uns 2 metros da máquina de lavar roupas.
Você pode instalar na torneira do tanque, ou como eu fiz, na torneira da máquina de lavar, a saída de água.
Se sua torneira foi comum, você precisa trocar por uma torneira dupla, duas saídas, tipos estas: Links 4, 5, 6, 7. Existem até com três saídas, como esta. Ou torneira com derivação, como esta.
Ou ainda, se preferir não trocar sua torneira original, remova-a da parede, e entre o cano de água e sua torneira, coloque um niple T de derivação, com uma rosca fêmea (e niple) e duas macho, de 3/4. Links 8, 9, 10. Se optar por este modelo de derivação, precisará ainda de 2 niples cromados de 3/4.
No meu caso, tenho uma torneira de máquina de lavar bonita e nova, com acabamento C50. De fato o acabamento C50 é o padrão na minha área de serviço, e eu não queria mudar o padrão, nem afastar a canopla (da torneira) da parede.
Por isso optei por um T divisor de saída, cromado, da marca Blukit (e não um T comum e nem trocar a torneira). Encaixado na saída 3/4 da torneira, ele transforma essa torneira em duas. Veja Item 6, Figura 5.
4. MANGUEIRA DE SAÍDA, EMENDAR:
Como minha torneira ficou longe da lava-louças e a única saída de água é no tanque, precisei prolongar e adaptar as mangueiras.
Para prolongar a mangueira de saída, optei pelo tipo flexível e extensível, que pode ser esticada de 1.6 até 4 metros. Esta, Figura 1. e não o tipo mais comum.

Encaixei a mangueira de borracha da saída da lava-louças, 3/4, na entrada da mangueira extensível, na Figura 1, é a 2a, de baixo para cima DN21 (tabela). Passei bastante fita veda rosca para não vazar. Ficou assim, como na Figura 2:

Eu não precisei, mas caso você precise encaixar outro tipo de mangueira , ou lavadora de louças de marca diferente, pode ser que vaze. Nesse caso, você pode emendar as mangueiras com um niple de bronze ou latão, e dois bicos de torneira de 3/4 (de preferência, metálicos), e braçadeiras.
Emende as mangueiras nas peças. A Foto 3, serve de guia:

Emende as duas mangueiras e prenda com as braçadeiras. Passe fita veda rosca nas conexões. Importante lembrar que bicos e niples de 1/2 não servem. Eles não darão vazão e poderão entupir.
5. MANGUEIRA DE ENTRADA, EMENDAR:
Também precisei emendar, encompridar, a mangueira de entrada de água.
Uni a mangueira de entrada de água original da minha máquina lava-louças, à rosca de saída , 90 graus (originalmente, seria acoplada à uma máquina de lavar) de uma mangueira para máquina de 3 metros, como a da Fonte da imagem, Magazine Gama
A junção entre as duas mangueiras foi feita com um niple comum de 3/4, de PVC. Usei só um pouco de fita veda rosca, porque as junções são padronizadas, tudo tem rosca 3/4. Aperte bem, e pronto!
Ficou como na Figura 4:

5. LIGAÇÃO NA TORNEIRA E TERMINANDO A INSTALAÇÃO:
Vamos agora, ligar a mangueira de entrada de água à torneira.
Rosqueei o divisor de 3/4, Figura 5 (Fonte da Imagem, MadeiraMadeira.Com.BR), na torneira.

na saída de 3/4 da torneira da minha casa, pronto, agora tenho duas saídas de água na torneira, para ambas as máquinas .
Rosqueei a mangueira da máquina de lavar roupas à direita, e a da lava-louças, à esquerda. Como na Figura 6. A mesma torneira fecha as duas conexões.

Para finalizar a instalação, restou distender as mangueiras de saída e prende-las no suporte, gancho plástico, para que não se movimentassem com a pressão da água.
A Mangueira cinza é da saída da lava-louças e a mangueira emendada em amarelo é a da saída da lavadora de roupas. Figura 7.

Eis a lava-louças, instalada, Figura 8, em apartamento pequeno, sem quebrar nada e sem reformas, e mesmo sem infraestrutura hidráulica para máquinas.

As conexões elétricas, normais, eu fiz com extensão de cabo de 4 mm, com pinos fortes e tomada externa redonda de 20 Amperes.
Caso você tenha que usar extensão, se ela for curta, até pode usar fios (de boa qualidade) de 2.5 mm, mas se for longa, tomada é longe, precisa ser fio de 4 mm. Tabela de Fios. Mesmo extensão curta, fio de 4 mm, como eu usei, é até melhor.
Marcas de fios boas que conheço e são recomendadas por Eletricistas; SIL, Corfio, Qualifio, (verifica e testa muitas marcas boas), Condusul, Pirelli, Cordeiro, Megatron, Cobrecom, Induscabos, Nambei, Outras marcas: Shalom, Ampere.
6. DETERGENTES PARA LAVA LOUÇAS:
Há várias marcas no mercado, em pó, pastilhas e até líquidos.
. Eu estou usando um comum, em pó, o Unik. Que já tem abrilhantador na fórmula.
Tem muitos outros: Finish, Sun, Cascade, Biowash, Jimo, MixDish, Limpol, Positiva, Samy, Imperial, Mult Wash, Dia, Qualitá, Fin.Ultra Shine, Luke.
Fórmula Minha.
Sou Químico, esta é uma fórmula artesanal minha. Testei várias vezes. Baseada em várias fórmulas clássicas ou artesanais. Links 2, 3, 4.
Você pode comprar os ingredientes no Mercado Livre ou revendedores de varejo de produtos químicos industriais.
Por quilo de produto:
Carbonato de Sódio (Barrilha) 600 g. (acha em casas de produtos para piscina)
Bicarbonato de Sódio, 200 g. Até em supermercados, tem.
Tensoativo não iônico, Alcool Laurílico Etoxilado, exemplos: Alkomol L306 da Oxiteno , Ultrol L60, Unitol L90, Lutensol AO7 da BASF, DEHYDOL K28B, ALKONAT, Link 2, 3, 4, 40 g.
Tripolifosfato de Sódio, 20 g.
Metassilicato de Sódio 40 g.
Bórax, 50 g.
Citrato de Sódio ou Ácido Cítrico seco 50 g.
Modo de Preparar: Triture o metassilicato de sódio e o bórax, até reduzi-los a pó fino. Misture os dois, adicione o tripolifosfato de sódio.
Junte o carbonato de sódio, o bicarbonato de sódio, o tensoativo e finalmente, adicione o citrato ou o ácido cítrico. Misture bem os pós, até obter mistura homogênea.
Se gostar de Química, você pode modificar as fórmulas. Invés do Tensoativo não iônico, use um pouco de sabão de coco seco e ralado. Pouco, porque faz muita espuma.
Também pode adicionar auxiliares para remover a gordura e resíduos, como enzimas (lipase). Oxidantes como percarbonato de sódio ou tira manchas tipo Vanish, ou perborato de sódio. Um bom revendedor de perborato de sódio é a Henrifarma.
Se desejar perfumar o detergente, adicione óleo essencial de limão ou limoneno (óleo de casca de laranja).
Líquido Abrilhantador. Fórmula Minha.
Alguns detergentes para máquinas de lavar louças já tem secador abrilhantador, outras não.
Esta é uma fórmula minha, baseada em fórmulas clássicas.
Ácido Cítrico 50 g.; Citrato de sódio, 50 g.; “Sulfonato de Sódio”, 30 g.; Álcool Comum 95 GL ou isopropílico, 50 ml. Água, quanto baste para 1 litro.
Dissolva o ácido em parte da água, junte o citrato de sódio, o sulfonato e o álcool. Complete a um litro com água. Como “Sulfonato de Sódio”, pode usar tolueno sulfonato de sódio, benzeno sulfonato de sódio ou xileno sulfonato de sódio.
Abrilhantador caseiro: ácido cítrico, vinagre de álcool, água e álcool.
Outros compostos que substituem o detergente, nas lava louças.
Além dessas fórmulas minhas, outras misturas e compostos pode ser usados nas máquinas de lavar louças. Por exemplo, o bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, carbonato com ácido cítrico, com ou sem bórax, carbonato com bórax, bórax com sal e carbonato, bórax puro, ácido cítrico puro, sabão comum em barra e bórax, bórax, bicarbonato, ácido cítrico e sal, bicarbonato com sabão e vinagre , bórax e bicarbonato, com e sem sal , carbonato de sódio com bórax, bicarbonato com ácido cítrico e sulfato de magnésio etc…. A vantagem de usar bórax é que ele afasta os insetos, porque é inseticida.