
Autoria: Alberto Federman Neto, AFNTECH.
Publicado em 11 de Agosto de 2020.
1. INTRODUÇÃO:
Este meu Blog divulga Química, História da Ciência e Tecnologias diversas.
Aqui, de TI, publicarei apenas algumas coisas que fizer em Windows. Em Linux, geralmente publico tudo que é de TI, em sites especializados em Linux e Software Livre, veja meus Artigos, no Site Viva o Linux e no Blog do meu Amigo EDPS, o Mundo GNU.
Diferentemente da maioria dos posts neste Blog, usei um computador Intel Core I7, não é meu, mas sim da faculdade, FCFRP–USP, com sistema operacional Windows 7, SP1. Computador Intel Core i7 870 Lynnfield 45nm Technology. Identificado pelo programa Speccy, como mostra a Figura que ilustra o início deste Tutorial. Navegador Firefox 64 Bits, Versão 79.
Clique no link para baixar e ver um vídeo de teste, que foi feito no programa instalado no micro e cita este Blog, e gravado com o LOOM, funcionando. Meus vídeos estão no site Vimeo. Ver todos os meus vídeos.
2. BAIXANDO E INSTALANDO O LOOM:
Estou usando o Firefox, se você usar o Chrome, dá uma olhada aqui.
Acesse o site www.loom.com e escolha ” Get Loom for Free“:



Baixe e salve numa pasta, cuja localização conheça. Clique duas vezes no arquivo, e a instalação é feita como é usual no Windows. Aqui, um pequeno tutorial. Também existe um tutorial em vídeo.
3. USANDO O LOOM:
Após a instalação, você verá o Ícone do LOOM, na tela:

Clique duas vezes nele, o programa, e se sua Webcam e Microfone estiverem configurados, clique em “Start Record“, e o programa vai gravar suas telas e tudo o que você estiver fazendo no computador.


Eis um outro vídeo de testes, outro link, feito neste micro. Outros tutoriais do LOOM, veja links: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 , 11.
4. CONCLUSÃO:
Este é um pequeno tutorial para a instalação e uso do programa LOOM, um software gratuito para gravar em vídeo tudo o que se faz no computador, todas as telas, áudio etc…
Útil para fazer vídeo aulas de maneira bem simples.
Observação: Diferente da maioria dos Artigos deste Blog, este não foi feito em Linux, mas sim em um Desktop Intel Core I7, com Sistema Operacional Windows 7. Isso porque o programa LOOM só funciona em Windows.