
Autoria: Alberto Federman Neto, AFNTECH.
Publicado em 29 de Outubro de 2019.
Gosto de aparelhos e objetos antigos. Neste Artigo, uma restauração que fiz de meu velho Liquidificador marca FAET, do início dos anos 80, semelhante a este:

Também é correlato a este, outro modelo, do Mercado Livre. e este. Peças para FAET, ainda são achadas.
Abri o liquidificador, limpei e lubrifiquei o motor, o eixo e os rolamentos.
Desliguei e anulei o controle deslizante de velocidade (porque ele estava queimado, era um potenciômetro deslizante de carvão, sem similar no comércio atual).
Em seu lugar, coloquei um interruptor em série, tipo chave gangorra de um polo e duas posições. O interruptor foi fixado com um parafuso de fenda simples, de cabeça cilíndrica, rosca norma Alemã DIN 13, de 25 mm, de comprimento, com arruela e porca. Ficou um liquidificador com uma só velocidade.
Substituí o acoplamento e as laminas (chamadas também de “navalha” ou “faca”) . Ficou até melhor, porque o acoplamento novo é metálico e o antigo, plástico. Também comprei e troquei o copo plástico e a tampa.
Não encontrei o anel de borracha de vedação da FAET, mas revesti o anel antigo com fita de teflon (o teflon é atóxico), semelhante ao que fez TADEU, L.S., neste vídeo.
Após colocar as laminas e o anel de vedação, encaixei o copo na base. A base usei a original, mas ela pode ser comprada.

Eis o liquidificador, restaurado e montado. O fio é cordão paralelo de 1,5 mm, cinza, e um pino de padrão antigo, Haviam sido já trocados, nos anos 90.

Muito bom!! Parabsns pelo trabakho. Tenho um arno iv centenario e queria muito restaurar mas nem ssi por onde ckmecar
CurtirCurtir