Restauração de um Liquidificador FAET Antigo.

FAET Novo.
Para comparar, Liquidificador Marca FAET, Novo. Modelo Álamo. Fonte da Imagem: Magazine Luiza.

Autoria: Alberto Federman Neto, AFNTECH.

Publicado em 29 de Outubro de 2019.

Gosto de aparelhos e objetos antigos. Neste Artigo, uma restauração que fiz de meu velho Liquidificador marca FAET, do início dos anos 80, semelhante a este:

FAET Antigo.
Caixa do Liquidificador FAET Antigo, Similar ao que eu Restaurei. Fonte da Imagem, Mercado Livre.

Também é correlato a  este, outro modelo, do Mercado Livre. e este. Peças para FAET, ainda são achadas.

Abri o liquidificador, limpei e lubrifiquei o motor, o eixo e os rolamentos.

Desliguei e anulei o controle deslizante de velocidade (porque ele estava queimado, era um potenciômetro deslizante de carvão, sem similar no comércio atual).

Em seu lugar, coloquei um interruptor em série, tipo chave gangorra de um polo e duas posições. O interruptor foi fixado com um parafuso de fenda simples, de cabeça cilíndrica,  rosca norma Alemã DIN 13, de 25 mm, de comprimento, com arruela e porca. Ficou um liquidificador com uma só velocidade.

Substituí o acoplamento e as laminas (chamadas também de “navalha” ou “faca”) . Ficou até melhor, porque o acoplamento novo é metálico e o antigo, plástico. Também comprei e troquei o copo plástico e a tampa.

Não encontrei o anel de borracha de vedação da FAET, mas revesti o anel antigo com fita de teflon (o teflon é atóxico), semelhante ao que fez TADEU, L.S., neste vídeo.

Após colocar as laminas e o anel de vedação, encaixei o copo na base. A base usei a original, mas ela pode ser comprada.

Laminas.
Encaixando o Acoplamento, Laminas e Anel de Vedação, na Base.

Eis o liquidificador, restaurado e montado. O fio é cordão paralelo de 1,5 mm, cinza, e um pino de padrão antigo, Haviam sido já trocados, nos anos 90.

Liquidificador FAET Antigo.
Meu Liquidificador FAET Antigo dos Anos 80, Restaurado.

2 respostas para “Restauração de um Liquidificador FAET Antigo.”

  1. comece ligando ele, sem o copo, veja se p motor está funcionando, se não estiver, você precisa abrir o liquidificador e verificar os contatos e as escovas, os carvões.

    Curtir

Os comentários estão fechados.