
Autoria: Alberto Federman Neto, AFNTECH.
Revisto e Ampliado em: 7 de Agosto de 2023.
Neste post, algumas propriedades e as diferenças entre os diversos sulfitos de sódio e compostos relacionados.
Isso porque, a Química geral dos sulfitos pode parecer complicada ao Químico iniciante, em decorrência do uso de nomenclaturas antigas ou obsoletas.
Através deste Post, o leitor pode ver a diferença entre os diversos sulfitos, mostrada para os sais de sódio.
1. HISTÓRIA:
Embora o gás sulfuroso, dióxido de enxôfre, SO2, tenha sido observado a muito tempo, através da queima do enxôfre e a observação dos vulcões, veja Item 5D, neste artigo,
Os primeiros sulfitos e sulfetos artificiais e sólidos parecem ter sido preparados pelo Alquimista Alemão Georg Ernst Stahl . Ele conhecia o “Espírito do Enxôfre” (gás sulfuroso), os sulfetos e os sulfitos. E descobriu que os sulfitos inibiam as fermentações. Nesta obra, há várias menções sobre sais sulfurosos, sulfitos e sulfetos preparados por ele: STAHL. G.E.; SALFELDII, C. (Editor e Tipógrafo) “Zymotechnia Fundamentalis.”, Brandenburgo, Alemanha, Págs 11, 79, 135, 140, 175, 177, 180, 182, ’86, 190, 198, 200, 207 ((1697) . Veja: CHANG, K. Osiris, 29, 135 (2014).
Assim, o metabissulfito de potássio ficou conhecido pelos Químicos antigos, como o “Sal Sulfuroso de Stahl”, Por exemplo, citando o Químico Francês Antoine François de Fourcroy. FOURCROY, A.F.; DELAPORTE, A. (Editor), “Analyse Chimique de L’Eau Sulfureuse D’Enghien.” Editora Chez Cuchet, Paris, França, Pág. xvii (1788).
Em 1812, o Químico Francês Michel Eugène Chevreul sintetizou e estudou detalhadamente o “Sal de Chevreul“, Meu Artigo e Wikipedia, um sulfito complexo de cobre (I-II). Valência Mista. CHEVREUL, M. Ann. Chim. 83, 181-207 (1812). SILVA, L.A.; ANDRADE, J.B. J. Braz. Chem Soc. 15, 170 (2004).
2. SULFITOS DE SÓDIO:
A estrutura do sulfitos neutros e dos outros sulfitos, atraia a atenção do Químicos no século XIX. SPRING, W. Bull. Acad. Roy. Scienc. Lett. Beau-Arts Belg. 38, 980 (1874).
Isso levou a descoberta do “Hipossulfitos“, “Hipo dos Fotógrafos”, ESCANDAR, N. (2017). Hoje chamados Tiossulfatos, exemplo Na2S2O3, Tiossulfato de Sódio.
O verdadeiro, depois chamado antigamente “Hiposulfito”, era o “Hidrossulfito“, é o sal Na2S2O4. Hoje conhecido como Ditionito de Sódio.
Existe o sulfito neutro de sódio, Na2SO3. Preparado de dióxido de enxôfre e hidróxido de sódio.
O tratamento dele com excesso de dióxido de enxôfre, SO2, produz o “Bissulfito de Sódio“, que é o sulfito ácido de sódio, NaHSO3. Outra maneira de preparar é borbulhando SO2, na solução de um sulfito neutro.
SO2 + 2 NaOH = Na2SO3 + H2O
SO2 + NaOH = NaHSO3
SO2 + Na2SO3 + H2O = 2 NaHSO3
Ligeiro aquecimento do NaHSO3, ao cristalizar, ou mesmo deixá-lo estocado a temperatura ambiente, produz sua desidratação e dimerização, formando o “Metabissulfito de Sódio“, Na2S2O5.
2 NaHSO3 = Na2S2O5 + H2O
Ao dissolver o Metabissulfito de Sódio em água, ele hidrolisa, formando uma solução de Bissulfito de Sódio. GONCHAROV, O. “Technical Report” (2011). É o reverso da equação anterior:
Na2S2O5 + H2O = 2 NaHSO3
Assim, soluções aquosas de metabissulfito de sódio são análogas às soluções de bissulfito de sódio. Em água, os dois sais são equivalentes.
3. ESTRUTURAS QUÍMICAS:
As estruturas Químicas dos diversos sulfitos de sódio, esclarecem as diferenças.
4. SULFITOS SÃO COMERCIAIS:
Todos os sulfitos de sódio são comerciais: sulfito de sódio, bissulfito de sódio, metabissulfito de sódio, tiossulfato de sódio e ditionito de sódio.
Na prática, todos os frascos de bissulfito de sódio sólido, podem conter metabissulfito de sódio, em equilíbrio. Bissulfito é um íon tautomérico.

