Eletrônica. Sobre Luminárias de Emergência. Revisão. Porque Quebram e Reaproveitamento.


Antigas Luminárias de Emergência Blindadas, com Lâmpada Fluorescente.
Antigas Luminárias de Emergência Blindadas, com Lâmpada Fluorescente. Fonte da Imagem: Tucano Brasil. tucanobrasil.com..br.

Autoria: Alberto Federman Neto, AFNTECH.

Publicado em 24 de Novembro de 2020.

1. INTRODUÇÃO:

Lembro aos leitores que este Blog não é só de Química e História da Ciência, mas também Eletrônica e Tecnologia.

Neste artigo (há muitos vídeos, então escrevi em forma de  uma revisão) sobre as luminárias de emergência, antigas e atuais, porque elas quebram ou “queimam”, e como podem ser reaproveitadas.

2. POUCA DURABILIDADE:

As luminárias de emergência tem sido utilizadas, em caso de falta de luz, principalmente em escadas de prédios, em indústrias, e às vezes em casas e apartamentos.

Mas tirando as luminárias de emergência industriais, de boa qualidade, modelos Link 1, Link 2, Link 3, Link 8, Link 15, Link 16, Link 19, Link 42, os modelos comuns, para residências, baratos, não duram nada, sua duração é efêmera

As antigas usavam lâmpadas fluorescentes (Links: 4, 5, 6, 7), e eram um pouco  melhores, mas mesmo assim, não duravam. As novas usam LEDs de luz branca (links: 9, 10, 11, 12, 13, 14 , 18 , 61)… Quanto à durabilidade, é a mesma…. porcaria! kkkkkkk! São quase que descartáveis!

Elas duram tão pouco que eu não recomendo sua compra e utilização. Dinheiro gasto a toa e acúmulo de lixo eletrônico…Mas se você comprou, tente recuperar ou usar para alguma coisa.

3. PORQUE QUEIMAM ? :

Por que elas quebram? queimam? Porque tem um componente crítico…. uma bateria de chumbo-ácido, link 20, selada ou não, com circuito carregador simples e não adequado. Mantidas na carga por muito tempo (como ocorre nas luzes de emergência) essas baterias vão estragar.

Lanternas LED baratas também tem baterias recarregáveis e por isso, podem apresentar problemas semelhantes. Links: 61, 62, 62, 64, 65, 66, 67 , 68, 69, 70, 71, 72.

4. CONSERTO OU REAPROVEITAMENTO :

Se você for realmente comprar uma, sugiro que a compre já  no modelo com bateria de Níquel-Meta Hidreto, em compartimento acessível externamente .Também há um modelo com bateria de lítio, link 19, como as dos celulares. Por exemplo os modelos da Foxlux. Também pode comprar um modelo com pilhas recarregável. Links 44, 45, 46. Ou use arranjo especial.

Assim resolve dois problemas, ela não queima rápido e você não tem problema se precisar substituir a bateria.

Mas supondo que comprou aquelas baratinhas, chinesas. Link 51. Elas já queimaram em pouquíssimo tempo. O que fazer com elas?

Você pode transformar numa lanterna  fluorescente de 12 V. Link 26, 31. 39. Ou numa lanterna de pilhas. Link 27. 37. Ou com um circuito Ladrão de Joule; Link 29. Também pode fazer uma lanterna para oficina de carro, com ela. Ou fazer uma luminária com carregador de celular. Ou luminária para rede. Link 52. 53.

Ou regenerar, link 49,  ou trocar a bateria de chumbo, por uma de lítio, como as dos celulares, ou as de lanterna tática, ou notebooks. Links: 21, 22, 23, 24, 2532. 36. 38. 41. 48. 50. 5556. 57. 59. Usar sem bateria. Link 28.

Em certos casos, pode ser preciso reparo eletrônico mais elaborado. Links: 26, 27, 33. 34. 35.40. 47. 58. 60.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s