Autor: Alberto Federman Neto. AFNTECH, 2019.
Aproveitando que os Posts, Artigos e Dicas podem ser atualizados aqui, tive a ideia de citar vários Links interessantes, envolvendo aparelhos de rádio.
Imagem que ilustra o post. É um antigo Rádio Semp , fabricado no Brasil, em 1942. Fonte da Imagem, TecMundo.
Um importante nome da Tecnologia do Rádio é o do Engenheiro Americano Edwin Howard Armstrong. A ele se devem os principais desenvolvimentos dos primórdios do rádio, que depois dariam origem aos aparelhos modernos.
Ele inventou o circuito “Super Regenerativo” (COMMINS, J.. 2010) (o primeiro tipo de receptor sensível para ondas curtas) (GODLEY, P.F.; Radio Broodcast, 426-432, 1922) que substituiu os rádios de “Amplificação Direta”, tipo Marconi ou ).
Armstrong também inventaria depois, o rádio “Super Heteródino” (FUHRING, J.; “Basic Elements of the Armstrong Superheterodyne Radio” ) , base (BOURSIN, A.; Amateur Radio, Trad. de PINHEIRO, E.; O Super-Heterodino, 1945) dos rádios modernos de OM, AM , OC , Ondas Tropicais.
Em 1933, inventaria a FM (Frequência Modulada, “Modulação em Frequência”). a FM é popular nos EUA, desde o fim da segunda guerra mundial.
No Brasil, poucos receptores existiam, alguns, como os receptores Telefunken e os rádios relógio Philco dos anos 70. Mas quase não haviam emissoras. A radiodifusão ampla em FM, só chegaria em escala comercial, após 1970 a 1976.
Um interessante Blog e Site do Restaurador de rádios antigos, Sr. Indalécio, de São Carlos. Oficina do Rádio Antigo. O Sr. Indalécio é um restaurador muito conhecido e premiado.
Outros restauradores: Oficina dos Rádios Antigos de Portugal. Claudio Santos, José Manoel Vargas,
João André de Ponte é um colecionador. Site Rádio Antigo de Curitiba. Edson Flavio Izycki, outro colecionador, de Porto Alegre.