Sobre Rádio e Rádios…

Autor: Alberto Federman Neto. AFNTECH, 2019.

Aproveitando que os Posts, Artigos e Dicas podem ser atualizados aqui, tive a ideia de citar vários Links interessantes, envolvendo aparelhos de rádio.

toshiba

 

Imagem que ilustra o post. É um antigo  Rádio Semp , fabricado no Brasil, em 1942. Fonte da Imagem, TecMundo.

Um importante nome da Tecnologia do Rádio é o do Engenheiro Americano Edwin Howard Armstrong. A ele se devem os principais desenvolvimentos dos primórdios do rádio, que depois dariam origem aos aparelhos modernos.

Ele inventou o circuito “Super Regenerativo” (COMMINS, J.. 2010) (o primeiro tipo de receptor sensível para ondas curtas) (GODLEY, P.F.; Radio Broodcast, 426-432, 1922) que substituiu os rádios de “Amplificação Direta”, tipo Marconi ou ).

Armstrong também inventaria depois, o rádioSuper Heteródino” (FUHRING, J.; “Basic Elements of the Armstrong Superheterodyne Radio” )   , base (BOURSIN, A.; Amateur Radio, Trad. de PINHEIRO, E.; O Super-Heterodino, 1945)  dos rádios modernos de  OM, AM , OC , Ondas Tropicais.

Em 1933, inventaria a FM (Frequência Modulada, “Modulação em Frequência”). a FM é popular nos EUA, desde o fim da segunda guerra mundial.

No Brasil,  poucos receptores existiam, alguns, como os receptores Telefunken e os rádios relógio Philco dos anos 70. Mas quase não haviam emissoras. A radiodifusão ampla em FM, só chegaria em escala comercial, após  1970 a 1976.

Um interessante Blog e Site do Restaurador de rádios antigos, Sr. Indalécio, de São Carlos. Oficina do Rádio Antigo. O Sr. Indalécio é um restaurador muito conhecido e premiado.

Outros restauradores: Oficina dos Rádios Antigos de Portugal. Claudio Santos, José Manoel Vargas,

João André de Ponte é um colecionador. Site Rádio Antigo de Curitiba. Edson Flavio Izycki, outro colecionador, de Porto Alegre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s